UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar inaugura Centro Tecnológico com palestra de Arthur Da Igreja

Publicado em: 10/06/2016 às 15:00

Projeto de extensão, idealizado pelo curso de Sistemas de Informação, apoia ideias inovadoras para a criação de produtos e processos

Centro Tecnológico funcionará em frente à Universidade
Estudantes e professores prestigiam palestra de lançamento do CT
Estudantes e professores prestigiam palestra de lançamento do CT
O diretor da Unipar/Cascavel, professor Gelson Uecker, lança CT
Cerimonial foi conduzido pela coordenadora de Administração, professora Adriane Uecker

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, lançou na última terça-feira (31) seu Centro Tecnológico. O projeto de extensão foi idealizado pelo curso de Sistemas de Informação e tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação.

Trata-se de um projeto de extensão diferenciado, de acordo com as tendências mundiais. Com a implantação do CT, a base para o desenvolvimento de novas ideias, acadêmicos e ex-alunos são estimulados à criação de produtos e processos inéditos para o mercado, podendo fazer a diferença no mundo.

Do evento participaram estudantes e professores dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Estética e Cosmética e de Engenharia Civil. Contudo, o CT está aberto para alunos de todos os cursos e suas boas ideias.

Em seu discurso, o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, instigou os acadêmicos a terem iniciativa, serem criativos e trabalharem algo diferenciado: “Queremos com esse projeto propiciar a vocês acadêmicos a oportunidade de empreender; o nosso compromisso não é só durante a formação de vocês, mas para toda a vida”.

Além de plantar a semente do empreendedorismo e inovação, o projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do aluno dentro da Universidade e, ao mesmo tempo, atender a comunidade em suas necessidades de inovação, dando suporte por meio do sistema de gestão e disponibilidade de laboratórios para inovação.

Em sua fala, o diretor também explicou a dinâmica do processo: ter uma boa ideia, ter um padrinho (professor), apresentar o conceito à gestão do CT, incubar e em três anos a ideia poderá estar pronta para ser vendida ao mercado.

Para atender aos ‘jovens inventores’ foi nomeado coordenador do projeto o professor Angelo Sucolotti, também coordenador do curso de Sistemas de Informação, e para a gestão, a administradora Viviane Gura, responsável técnica do Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais).

Em seguida foi proferida a palestra ‘Economia compartilhada e inovação disruptiva: oportunidades e tendências’, ministrada pelo professor da FGV/RJ (Fundação Getúlio Vargas), Arthur Da Igreja. O palestrante possibilitou refletir sobre o que está por vir em termos de inovação. No roll das mudanças, o docente citou como exemplo os uber e netflix, destacando os elos comuns dessas plataformas, como mudam o mundo e o que fazem para serem bem sucedidas. Ainda explicou a dinâmica da velocidade de mudanças e o fim do emprego.

Sobre as vantagens das constantes mudanças, destacou ser um genuíno agente de empoderamento das pessoas, com menor dependência de empresas e do governo. “Esse movimento faz desaparecer a ideia de que só quem tem acesso à capital fica rico, em contrapartida, oportuniza o surgimento de mega empreendedores, pois o mercado filtra os bons profissionais”, justifica.

Redes sociais>