UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pós-graduanda em Moda apresenta artigo em Buenos Aires

Publicado em: 09/06/2016 às 16:00

Giseli Chiapetti expôs no Congresso o seu trabalho científico de conclusão da graduação, também pela Unipar, em 2014

A tecnóloga Giseli Fernanda Chiapetti, em Congresso Internacional
A tecnóloga Giseli Fernanda Chiapetti, em Congresso Internacional
Estilistas renomados compartilham suas pesquisas
A tecnóloga Giseli Chiapetti, com o estilista brasileiro João Pimenta
A tecnóloga Giseli Chiapetti, com o estilista argentino Martín Churba
A tecnóloga Giseli Chiapetti, com o estilista brasileiro Ronaldo Fraga

A acadêmica da pós-graduação em Design e Produção de Moda, Giseli Fernanda Chiapetti, representou a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, no 3º CIMODE (Congresso Internacional de Moda e Design), em Buenos Aires/Argentina. O evento foi realizado na FADU-UBA (Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires), no último mês.

A tecnóloga em Design de Moda apresentou o artigo científico intitulado ‘Moda, Música, Mídia e suas relações’, fruto do trabalho de conclusão de curso, defendido em 2014, na Unipar. O trabalho tem como orientadoras e coautoras as professoras Ana Paula Pereira Pini e Luciane do Prado Carneiro.

O estudo relata a influência e íntima ligação entre moda e música, com foco no Rock dos anos 60 e 70. Segundo Giseli, é possível perceber como a música se tornou um forte meio de expressão de opiniões durante os conturbados acontecimentos políticos e sociais que predominaram em meados do século XX, e como essa postura social influenciou a moda da época, que consagrou aquele estilo como uma cultura-jovem ou contracultura.

Sobre o artigo, observa que, nesse contexto de disseminação de valores simbólicos e formas de comportamento e identidade, ainda é possível observar a importância da mídia no compartilhamento dessas informações. “A mídia, a música e a moda se complementam e somam suas características e capacidades de intervir no meio social influenciando toda a sociedade”, considera.

A tecnóloga destaca que apresentar o artigo internacionalmente foi uma experiência de grande amadurecimento pessoal e profissional, devido à grandiosidade do evento e dos profissionais presentes, como os renomados estilistas Ronaldo Fraga, João Pimenta (brasileiros) e Martín Churba (argentino).

Também enaltece que a oportunidade de fazer contato com os mais variados profissionais de moda e suas diversas pesquisas propõe uma visão ampla do que se trata a Moda e o quanto ela está presente no cotidiano, das mais variadas formas, além de reafirmar sua importância na sociedade.

“Voltei com uma bagagem riquíssima de conhecimento e amizades que contribuíram diretamente para a escolha das áreas que pretendo seguir dentro da Moda”, afirma, agradecendo também a Universidade pela conquista: “Devo grande parte do conhecimento que possuo aos ensinos que adquiri na graduação e, atualmente, na pós-graduação. Foi a partir da minha formação na Unipar que pude obter o conhecimento e apoio necessários para escrever o artigo e poder publicá-lo, agora, internacionalmente”.

Para a participação no Congresso, a estudante contou com ajuda de custo da Universidade, via DEGEU/Unipar (Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária).

Redes sociais>