Acadêmicos de Engenharia Mecânica fazem visita a usinas hidrelétricas
Publicado em: 07/06/2016 às 14:40
O grupo conheceu as barragens, os complexos de geração de energia e aspectos técnicos de seus funcionamentos
Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, tiveram a oportunidade de conhecer as usinas hidrelétricas Engenheiro Sérgio Motta, na cidade de Porto Primavera, e a usina Duke Energy, que fica próxima à cidade de Rosana, ambas no estado de São Paulo (em 30/04).
A organização da viagem ficou por conta do professor Aluízio Torres, que ministra as disciplinas de Física I e Fenômeno dos Transportes I e II. Ele acompanhou a turma de 37 acadêmicos.
Na usina Engenheiro Sérgio Motta os alunos conheceram todo o complexo de geração de energia, bem como as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas com energia limpa. Depois, a turma de estudantes da Unipar foi levada à lagoa que abastece a barragem e divide os estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
“Além de percorrer o interior da barragem, no qual é possível ver toda a construção interna, fotos históricas de sua construção e os pontos de instalação das 14 turbinas, os alunos receberam informações sobre capacidade de cada turbina [com 110 MW de potência] e sobre o destino da energia produzida”, conta Torres.
Na usina Duke Energy, com menor capacidade, mas impressionante estrutura, tiveram as mesmas oportunidades: passearam pela barragem, onde visualizaram a lagoa, as comportas e os sistemas de transformação de energia.
“Dentro da barragem tivemos contato com aspectos de natureza mais técnica, como a sala de operação, cujos equipamentos de monitoramento em funcionamento e um técnico de operação possibilitaram que os alunos tirassem todas as dúvidas sobre os sistemas de gerenciamento e controle das turbinas”, relembra o professor.
Ele comemora os bons resultados da visita técnica, “uma importante aula prática”, nas palavras dele. “Foi bastante proveitosa, pois envolveu aspectos técnicos trabalhados em sala de aula e reforçou a importância dos aspectos ambientais, os quais também são discutidos; os alunos tiveram uma grande oportunidade e souberam aproveitar, tirando muitas fotos e conversando com os guias e técnicos, os quais nos deram uma excelente atenção”, destacou Torres.