Você está aqui: Notícias > Consciência e postura foram temas discutidos em Aula Magna de Sistemas de Informação
Consciência e postura foram temas discutidos em Aula Magna de Sistemas de Informação
Publicado em: 07/06/2016 às 14:30
Mais de 200 acadêmicos participaram, incluindo os de Arquitetura e Urbanismo, que foram especialmente convidados para interagir no evento
Como desenvolver a maturidade acadêmica e a autonomia intelectual. Essa questão foi discutida durante a Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, que versou sobre o tema Universidade: em busca de acadêmicos conscientes. A convidada foi a professora Sidineia Caetano de Figueiredo.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre professores e alunos de Sistemas de Informação e também de Arquitetura e Urbanismo. Durante a palestra, a professora Sidineia chamou a atenção dos estudantes sobre a maneira que cada acadêmico deve assumir seus compromissos, assim como a postura que deve adotar; também enfatizou sobre as responsabilidades de cada um e o atendimento às normas e regras estabelecidas pela Universidade.
A palestrante, que cursa mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar apresentou algumas definições sobre conhecimento, habilidades e atitudes, ressaltando que o perfil do profissional passa por estas dimensões; em seguida fez uma reflexão da importância em assumir que a profissão escolhida começa a partir do momento em que se entra para a Universidade.
A coordenadora do curso, professora Claudete Werner, diz que pautou o assunto por ser extremamente importante para a formação do caráter e do perfil do acadêmico. “O curso procura, em dinâmica participativa, repensar e reestruturar permanentemente as suas atividades pedagógicas”, afirma.
Isso, segundo ela, tem por fim atender de modo adequado às aspirações e necessidades dos acadêmicos: “Uma vez que sabemos que a vida é um eterno aprendizado, principalmente no mundo das relações humanas e da busca de conhecimentos, passa a ser fundamental o debate sobre isso no meio acadêmico”.
E observa: “A Unipar oferece aos seus acadêmicos condições que farão a diferença, mas sempre observando que o sucesso de cada um depende de seu esforço individual”.