Você está aqui: Notícias > Mais de 400 estudantes de Educação Física colaboram para a nossa vitória no Dia do Desafio
Mais de 400 estudantes de Educação Física colaboram para a nossa vitória no Dia do Desafio
Publicado em: 02/06/2016 às 14:50
O município venceu a cidade guatemalteca de San Pedro Carcha; acadêmicos ajudaram a monitorar atividades e incentivaram a comunidade a praticar pelo menos 15 minutos de exercícios físicos
Com parcerias, o Sesc promove anualmente o Dia do Desafio (última quarta-feira de maio). E como já é de praxe, a Universidade Paranaense - Unipar é um dos parceiros e marca presença participando e/ou monitorando atividades com o pique do curso de Educação Física.
O objetivo da iniciativa é combater o sedentarismo. Vale dançar, pular, correr, pedalar, jogar. A campanha é mundial e é realizada com uma competição entre países. A proposta é convidar, estimular a população a praticar nesse dia, no mínimo, 15 minutos de exercícios físicos. O resultado depende da mobilização: a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.
Em Umuarama e municípios vizinhos, mais de 400 estudantes do curso de Educação Física, orientados por professores, foram mobilizados para monitorar as atividades em empresas, entidades e academias públicas, além de praças, escolas e hospitais.
Este ano, como o tema foi atletismo, a ação contou com um convidado especial, o ex-maratonista e medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima, natural da vizinha Cruzeiro do Oeste. Ganhador da medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas/2004, ele foi até o Estádio Lúcio Pepino, onde alunos da rede municipal de ensino praticaram, de forma lúdica, de diversos exercícios de atletismo. Ele também participou da cerimônia de lançamento do projeto.
A cidade disputou com o município de San Pedro Carcha, da Guatemala, e fez bonito, outra vez, vencendo a competição. De acordo com o Sesc, 54,47% da população umuaramense se ‘mexeu’ nesse dia, contra 0,52% da cidade adversária. A coordenadora do curso, professora Silvia Sarto, acompanhou os trabalhos. “É uma parceria que dá aos nossos estudantes a oportunidade de estar em contato com a comunidade, colocando em prática alguns conteúdos aprendidos no curso, além de colaborarem para o sucesso do evento”, destacou a docente.