UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Sistemas de Informação promove visita à Itaipu

Publicado em: 15/07/2010 às 11:30

Estudantes conheceram a infraestrutura da área de informática e as instalações da Usina e realizaram, também, animado passeio às Cataratas do Iguaçu

Alunos em visita às instalações da Usina
Grupo conheceu infraestrutura e funcionamento da empresa
Alunos em visita às instalações da Usina
Grupo em momento de descontração nas Cataratas do Iguaçu

Estudantes de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, têm aproveitado ao máximo as oportunidades que o curso oferece para o acréscimo de conhecimento e a vivência de novas experiências.

Após recente visita à Celepar e o 12º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet, uma nova visita foi organizada por meio do projeto ‘Vistoria Técnica para Práticas Investigativas’. Desta vez, os alunos viajaram a Foz do Iguaçu para conhecer a Itaipu Binacional (em 9/6).

O grupo, acompanhado do professor Wyllian Fressati, visitou o interior da Usina e conheceu seu modo de funcionamento e infraestrutura. Fressati contou que os técnicos da empresa demonstraram aos estudantes a priorização e adesão da Itaipu ao software livre, opção consolidada com a criação do Laboratório de Software. Além da visitação interna, os alunos também assistiram à palestra de tecnologias que, segundo o professor, “veio ao encontro dos objetivos deste projeto”.

Atualmente, informa o professor, na Itaipu as tecnologias de software livre executam tarefas rotineiras como correio eletrônico, compactação de arquivos, antivírus e firewall. Porém, já começaram a atender demandas estratégicas, como o monitoramento ambiental de bacias hidrográficas e a elaboração de planos de controle ambiental das propriedades rurais que margeiam o reservatório da usina, por meio do Sig@livre.

Após a visita, o grupo aproveitou a oportunidade para visitar uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.

Redes sociais>