Você está aqui: Notícias > Aula Magna de Pedagogia discute Neurociência e Educação
Aula Magna de Pedagogia discute Neurociência e Educação
Publicado em: 30/05/2016 às 16:00
Com o professor Marcílio Hubner, da UEM, o objetivo foi levar os estudantes a refletirem sobre formação do ser humano e vínculos afetivos
O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, convidou o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto, para ministrar sua Aula Magna; o tema “Malhação cerebral: a importância de ensinar e aprender com a felicidade” intercalou informações de Neurociência e Educação.
O objetivo foi fazer com que os acadêmicos refletissem sobre a formação do ser humano, seus vínculos afetivos, a busca da sua identidade e da própria cidadania pelo processo/binômino de ensino e aprendizagem, bem como sobre a gestão da própria aprendizagem e da busca do pensamento reflexivo e bioético.
No decorrer da palestra, o professor Marcílio, que é doutor em Ciência Morfofuncional pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de vários livros didáticos e peças de teatro, falou sobre o funcionamento da formação da memória, pontuando questões referentes a como a emoção interfere no processo de ensino.
Nesse contexto, salientou que a aprendizagem com felicidade, em conjunto com a motivação e atenção, criam mais mecanismos de retenção de informações e conexões neurocerebrais. Sua palestra foi ilustrada com várias imagens de como o cérebro se modifica durante toda a vida e do quanto é importante a aquisição de novos conhecimentos para a ampliação das sinapses neurais.
Explicou que a formação da memória é mais efetiva, se fixa com mais facilidade quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio significativo e positivo e lembrou os precursores da Pedagogia, como Maria Montessori, Jean Piaget, Lev Vygotsky e suas teorias, entre tantas outras concepções pedagógicas que contribuíram para o desenvolvimento de seus trabalhos direcionados para uma forma mais holística de aprendizagem, em relação ainda as investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral.
A palestra foi realizada no Dia do Pedagogo (19/05) e contou com a apresentação intercalada e integrada de músicas, interpretadas pelo grupo poético-musical ABAECATU, da UEM.
Segundo a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, o evento atingiu os objetivos traçados. “No início de todo ano letivo é meta do curso promover um momento de reflexão e ludicidade sobre a nossa profissão, vislumbrando possibilidades de sermos melhores educadores”, diz, acrescentando que a Aula Show “deixou os estudantes extasiados com as aprendizagens obtidas”.