UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Aula Magna de Pedagogia discute Neurociência e Educação

Publicado em: 30/05/2016 às 16:00

Com o professor Marcílio Hubner, da UEM, o objetivo foi levar os estudantes a refletirem sobre formação do ser humano e vínculos afetivos

Professores do curso de Pedagogia e o palestrante professor, professor Marcílio
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Em palestra, professor Marcílio
Em palestra, professor Marcílio
Em palestra, professor Marcílio
Em palestra, professor Marcílio
Em palestra, professor Marcílio
Em palestra, professor Marcílio
Grupo poético-musical Abaecatu da UEM
Grupo poético-musical Abaecatu da UEM
Grupo poético-musical Abaecatu da UEM
Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria do Carmo
Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria do Carmo
Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria do Carmo
Professoras Rosângela Bressan e Maria do Carmo ao lado do palestrante
Professoras Rosângela Bressan e Maria do Carmo ao lado do palestrante

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, convidou o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto, para ministrar sua Aula Magna; o tema “Malhação cerebral: a importância de ensinar e aprender com a felicidade” intercalou informações de Neurociência e Educação.

O objetivo foi fazer com que os acadêmicos refletissem sobre a formação do ser humano, seus vínculos afetivos, a busca da sua identidade e da própria cidadania pelo processo/binômino de ensino e aprendizagem, bem como sobre a gestão da própria aprendizagem e da busca do pensamento reflexivo e bioético.

No decorrer da palestra, o professor Marcílio, que é doutor em Ciência Morfofuncional pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de vários livros didáticos e peças de teatro, falou sobre o funcionamento da formação da memória, pontuando questões referentes a como a emoção interfere no processo de ensino.

Nesse contexto, salientou que a aprendizagem com felicidade, em conjunto com a motivação e atenção, criam mais mecanismos de retenção de informações e conexões neurocerebrais. Sua palestra foi ilustrada com várias imagens de como o cérebro se modifica durante toda a vida e do quanto é importante a aquisição de novos conhecimentos para a ampliação das sinapses neurais.

Explicou que a formação da memória é mais efetiva, se fixa com mais facilidade quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio significativo e positivo e lembrou os precursores da Pedagogia, como Maria Montessori, Jean Piaget, Lev Vygotsky e suas teorias, entre tantas outras concepções pedagógicas que contribuíram para o desenvolvimento de seus trabalhos direcionados para uma forma mais holística de aprendizagem, em relação ainda as investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral.

A palestra foi realizada no Dia do Pedagogo (19/05) e contou com a apresentação intercalada e integrada de músicas, interpretadas pelo grupo poético-musical ABAECATU, da UEM.

Segundo a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira,  o evento atingiu os objetivos traçados. “No início de todo ano letivo é meta do curso promover um momento de reflexão e ludicidade sobre a nossa profissão, vislumbrando possibilidades de sermos melhores educadores”, diz, acrescentando que a Aula Show “deixou os estudantes extasiados com as aprendizagens obtidas”. 

Redes sociais>