UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Semana Acadêmica de Enfermagem fala de segurança e cuidado

Publicado em: 27/05/2016 às 16:45

Evento aconteceu em paralelo às comemorações mundiais pelo dia do profissional enfermeiro, tão imprescindível na área da saúde

A enfermeira da UTI do HUOP, Sônia Sena
Professora Débora Girardello, abre evento
Obstetrícia, com a professora Crislaine Castilhos
Pediatria, com a professora Carla Passolongo
Pré-hospitalar, com a enfermeira Maria Lucia Chaves
Exames laboratoriais, com a professora Débora Dudek

Especialmente na Semana Mundial da Enfermagem e Semana Nacional da Valorização da Enfermagem (9 a 13/5), o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou sua Semana Acadêmica. A programação contou com palestra, minicursos, Mostra de Trabalhos Científicos, Fórum de Egressos e jantar em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro.

Para proferir a palestra de abertura foi convidada a enfermeira da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), Sônia Sena. A profissional abordou sobre segurança do paciente em situações de emergência, enfatizando a função da Enfermagem em relação ao cuidado e segurança do paciente.

Falou inclusive sobre a parte histórica da profissão desde 1950. Um dos momentos históricos citados foi o credenciamento dos hospitais ao SUS (Sistema Único de Saúde) a partir da apresentação de um padrão de qualidade: melhores equipamentos, maior número de cirurgias, menor número de óbitos, mais atendimentos em obstetrícia, entre outras especialidades. Conforme a enfermeira, foi só na década de 1990 que se começou a investir em ser humano, em qualificar profissionais para o atendimento em saúde.

Também foi destaque o comparativo entre EUA/Brasil, em épocas paralelas, quanto ao erro em prontuários que causaram danos aos pacientes. De acordo com pesquisa realizada em Harward, de 21 mil prontuários, 4,8% apresentaram erros. Já no Brasil, o primeiro estudo físico de prontuários foi realizado em 2009 e de 13 mil prontuários avaliados, 16,3% obtiveram erros.

Além da palestra, temas importantes foram abordados nos minicursos, como Emergências obstétricas, pela professora Crislaine Castilhos; Emergências pediátricas, pela professora Carla Passolongo; Emergências pré-hospitalares, com a enfermeira Maria Lucia Chaves; e Interpretação de exames laboratoriais, com a professora Débora Dudek. Já o Fórum de Egressos recebeu as enfermeiras Sara Carvalho Treccossi e Juliane Steffens, que abordara o Gerenciamento de serviços de emergências e Gerenciamento de centro obstétrico.

“A Semana buscou comemorar e capacitar os alunos, trazendo atualizações e conhecimentos atrelados às duas principais dimensões do trabalho do enfermeiro - a assistência focada no cuidado e gerenciamento do cuidado”, pontua a coordenadora do curso, professora Debora Girardello.

Redes sociais>