UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Câncer bucal: Projeto conscientiza população sobre prevenção da doença

Publicado em: 27/05/2016 às 15:00

Brasil tem a terceira maior incidência do mundo; Inca registra 14 mil casos por ano

Em Nova Olímpia, estudantes examinam moradora
Equipe do projeto orienta morador sobre formas de prevenção do câncer bucal
Projeto envolve estudantes do segundo ano do curso de Odontologia da Unipar
Projeto envolve estudantes do segundo ano do curso de Odontologia da Unipar
Em Nova Olímpia, estudantes examinam morador
Em Nova Olímpia, estudantes examinam morador
Cirurgiã-dentista Lorena Ropelato com alunos do curso e equipe da Unidade Básica de Saúde
Professores do curso com equipe do projeto

No Brasil, um tipo de câncer tem chamado a atenção da sociedade: o câncer bucal. De acordo com pesquisa do Inca (Instituto Nacional de Câncer), por ano, são 14 mil novos casos registrados e morrem mais de quatro mil pessoas; 43% dessas mortes a causa da doença é consumo de tabaco ou álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções. O país tem a terceira maior incidência de câncer bucal do mundo, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia.

Consciente do seu dever de ajudar a reduzir esse quadro alarmante, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede, investe há 13 anos no projeto de extensão ‘Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal’, com intuito de levar orientações à população e realizar exames. Sob supervisão de professores, os trabalhos são realizados por estudantes do segundo ano. “Com esse projeto buscamos promover a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença, tendo em vista que a boca é um local de fácil acesso para detectar qualquer alteração relacionada a lesões pré-malignas”, afirma a coordenadora do curso, professora Cíntia Araújo.

Ela alerta que é preciso estar atento aos primeiros sinais. Segundo ela, uma afta que persiste por mais de duas semanas, manchas brancas ou vermelhas nos lábios, que apareçam espontaneamente; nódulos que começam como caroços pequenos no pescoço; dificuldade para falar, mastigar e engolir e emagrecimento acentuado são sintomas da doença e precisam ser investigados. “Daí a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, pois quando detectado na fase inicial, as chances de cura do câncer bucal são de 80 a 90%. E o dentista é o profissional que tem mais chances de detectar primeiro a patologia”, destaca.

Nesses mais de dez anos de atividade, o projeto já alcançou grandes resultados, beneficiando gratuitamente associações, postos da Polícia Rodoviária, escolas e Unidades de Saúde de Umuarama e cidades da região, como São Jorge do Patrocínio, Icaraíma, Goioerê, Maria Helena, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena e Douradina, além de Tacuru/MS, onde a equipe da Unipar atendeu aldeias indígenas.

“Após a detecção dos casos, há o encaminhamento para a Clínica de Diagnóstico Bucal, na Unipar, para exames mais aprofundados, como biópsias”, explica a coordenadora, ressaltando que este ano o projeto vai atender também os pacientes do hospital de câncer de Umuarama.

O município interessado em receber o projeto deve entrar em contato com o curso de Odontologia da Unipar pelo telefone (44) 3621-2844 ou pelo e-mail odontologia-umu@unipar.br.

Ação do projeto em Nova Olímpia

Recentemente o projeto foi levado para a cidade de Nova Olímpia, onde mais de 290 exames foram realizados pela equipe, que também orientou sobre a escovação correta de dentes e de próteses. “Esse apoio do curso da Unipar é de extrema importância na qualidade de vida dos moradores, pois além de proporcionar uma avaliação bucal voltada à detecção precoce do câncer bucal, também orienta quanto à importância e necessidade de se realizar o autoexame bucal com frequência e como fazê-lo”, diz a ex-aluna da Unipar e cirurgiã-dentista da Secretaria de Saúde de Nova Olímpia, Lorena Ropelato. A ação social envolveu 12 acadêmicos, que foram supervisionados pelo responsável técnico Carlos Galoro. A Nicolly Cardoso Fernandes foi um deles. “Com toda a dificuldade que a população encontra na área de saúde, esse projeto faz um papel relevante; sem contar a chance que ele nos dá de estar em contato com a comunidade, oportunizando uma visão direta dos conteúdos apresentados em sala de aula e um aprendizado de como lidar com as situações que iremos encontrar fora do ambiente universitário”, conta a estudante. “Nele também aprendemos a diferenciar o que é normal e anormal na cavidade bucal; com isso podemos orientar melhor crianças, adultos e idosos sobre a prevenção e as formas de tratamento”, endossa o colega de sala, José Vinicius Valoto. “Considerando a amplitude que o câncer vem tomado sob ponto de vista de saúde pública e que a cavidade bucal permite a simples avaliação, é de extrema importância a formação de profissionais que estejam aptos a detectar essa alteração de forma precoce”, enaltece a coordenadora do curso da Unipar, professora Cintia Araújo.

Formas de prevenir o câncer de boca

- evitar bebidas alcoólicas

- não fumar

- visitar o dentista regularmente

- ter uma alimentação saudável

- ter uma boa higiene bucal

- manter dentes e próteses sempre em bom estado

- evitar exposição ao sol ou usar protetor labial

- fazer sexo oral apenas com proteção (camisinha)

Redes sociais>