Você está aqui: Notícias > Comitê de Biossegurança: Unipar conscientiza sobre os riscos do H1N1
Comitê de Biossegurança: Unipar conscientiza sobre os riscos do H1N1
Publicado em: 24/05/2016 às 17:07
Comitê de Biossegurança: Unipar conscientiza sobre os riscos do H1N1
Os Comitês de Biossegurança da Universidade Paranaense - Unipar desenvolvem ações que auxiliam na prevenção e transmissão da Influenza. Todas as sete unidades da Instituição não estão medindo esforços para levar adiante essa missão. Funcionários, estudantes e professores participam de palestras e atividades práticas para aprender a lidar com a situação e combater o mal.
Sabemos que a gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano, apresentando diferentes subtipos que produzem a influenza sazonal. Por isso, estamos num momento em que os cuidados devem ser redobrados.
As equipes de saúde da Instituição repassam orientações básicas e indispensáveis para todos que fazem parte da Família Unipar. Ensinam como se faz uma boa e correta higienização de mãos; alertam que devemos evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e frisam que não devemos compartilhar objetos de uso pessoal.
Também chamam a atenção sobre a importância de cobrirmos a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar e aconselham para mantermos os ambientes arejados, sala de aula, ambiente de trabalho e domiciliares com portas e janelas abertas. Auxiliando a explanação, vídeos educativos sobre o assunto também são usados nas palestras.
Gripe altamente contagiosa e perigosa!
As equipes de saúde da Unipar explicam que a gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias; em algumas situações, podem ocorrer complicações, como pneumonia e insuficiência respiratória. Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde. Para tanto, existe a vacina disposta na rede pública para os grupos de risco que farão a prevenção de três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B, não sendo disposta para toda a população.
Estou com gripe. O que devo fazer?
As equipes de saúde da Unipar explicam que é preciso repousar, evitar o estresse e beber bastante líquido; alimentar-se bem também ajuda na recuperação e prevenção. E salientam: Pequenas atitudes nos protegem grandemente de doenças e agravos de saúde.