UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Comitê de Biossegurança: Unipar conscientiza sobre os riscos do H1N1

Publicado em: 24/05/2016 às 17:07

Comitê de Biossegurança: Unipar conscientiza sobre os riscos do H1N1

Ações da Unipar reforçam as campanhas do Ministério da Saúde

Os Comitês de Biossegu­rança da Universidade Paranaense - Unipar de­senvolvem ações que auxiliam na prevenção e transmissão da Influenza. Todas as sete unidades da Instituição não estão medindo esforços para levar adiante essa missão. Funcionários, estudantes e professores participam de palestras e atividades práticas para aprender a lidar com a situação e combater o mal.

Sabemos que a gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano, apresentando diferentes subtipos que produzem a influen­za sazonal. Por isso, estamos num momento em que os cuidados devem ser redobrados.

As equipes de saúde da Instituição repassam orientações básicas e indispensáveis pa­ra todos que fazem parte da Família Unipar. Ensinam como se faz uma boa e correta higieni­zação de mãos; alertam que devemos evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e frisam que não devemos compartilhar objetos de uso pessoal.

Também chamam a atenção sobre a importância de cobrirmos a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar e aconselham para mantermos os ambientes arejados, sala de aula, ambiente de trabalho e domiciliares com portas e ja­nelas abertas. Auxiliando a explanação, vídeos educativos sobre o assunto também são usados nas palestras.

Gripe altamente contagiosa e perigosa!

As equipes de saúde da Unipar explicam que a gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias; em algumas situações, po­dem ocorrer complicações, como pneumonia e insuficiência respiratória. Essas complica­ções são mais comuns em grupos mais vul­neráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestan­tes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde. Para tanto, existe a vacina disposta na rede pública para os grupos de risco que farão a prevenção de três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B, não sendo disposta para toda a população. ­

Estou com gripe. O que devo fazer?

As equipes de saúde da Unipar explicam que é preciso repousar, evitar o estresse e beber bastante líquido; alimentar-se bem também ajuda na recuperação e prevenção. E salientam: Pequenas atitudes nos protegem grandemente de doenças e agravos de saúde.

 

 

Redes sociais>