UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Nova ideologia: Aula Magna de Direito aborda princípios do novo CPC

Publicado em: 24/05/2016 às 14:40

Anteprojeto foi elaborado pelo grupo de pesquisa do professor doutor José Miguel Garcia Medina, que ministrou a palestra na Unipar

Turmas de Direito interagem em Aula Magna
Turmas de Direito interagem em Aula Magna
Professor doutor José Miguel Medina, envolvido no anteprojeto do novo CPC
Professor doutor José Miguel Medina, envolvido no anteprojeto do novo CPC
Professores do curso prestigiam evento

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, em mais uma palestra discutiu o novo CPC (Código de Processo Civil). O palestrante da noite foi o professor do Programa de Mestrado da Unipar, doutor José Miguel Garcia Medina.

O advogado teve a honra de participar em 2009 e 2010 do primeiro esboço do anteprojeto do novo CPC. Segundo o jurista, a reformulação do CPC vem para acompanhar as constantes mudanças na vida do cidadão e no mundo, impondo leis mais genéricas, mas que têm por intuito disciplinar.

O novo CPC brasileiro é a Lei que disciplina, que apresenta demanda ao Poder Judiciário. Passou a vigorar em março deste ano, com princípios diferentes e nova ideologia, substituindo o Código de Processo Civil de 1973.

“Trata-se de uma mudança de sustância, sem surpresa, pois as partes ganham melhor participação no processo”, destaca. Já para advogados e promotores impõe à cultura de uma nova forma de pensar os princípios constitucionais. O novo Código (Lei 13.105/2015) também traz o conceito de jurisdição, fala do princípio do contraditório e do Direito Material, que consiste em um modo de resolver problemas relacionados às leis que direcionam a vida.

Segundo o coordenador do curso, professor Sérgio Tinoco, “a aula foi altamente proveitosa, por propiciar aos alunos conhecer profundamente as principais alterações do CPC, por quem foi também o idealizador do Código”.

Redes sociais>