UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes de Estética e Cosmética atendem profissionais de saúde da UPA

Publicado em: 20/05/2016 às 11:00

Programação integrou a Semana de Enfermagem e foi dividida em três dias

Aluna do curso de Estética maquia profissional da área de saúde
Aluna do curso de Estética maquia profissional da área de saúde
Designer de sobrancelha também fez parte do rol de serviços oferecidos
Designer de sobrancelha também fez parte do rol de serviços oferecidos
Profissionais de saúde receberam massagem para aliviar o estresse
Cerca de 150 profissionais da saúde participaram das atividades em três dias
Para Jeferson, é importante se cuidar, gostar de si para cuidar bem do próximo

Os profissionais de todos os setores que atuam na Unidade de Pronto Atendimento Ivo Rocha, na Vila Becker, começaram o dia na quinta-feira, 19, de uma forma diferente. Na rotina diária foram incluídos cuidados com a pele, massagem, higienização facial, maquiagem e designer de sobrancelhas.

A atividade fez parte da Semana de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, e contou com a parceria de professores e alunos do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, entre outros parceiros.

Os alunos, integrando o projeto de extensão da universidade, deslocaram-se até a UPA para atendimento dos funcionários. Os trabalhadores, que todos os dias cuidam da saúde dos pacientes que se deslocam até o local, tiveram um momento de cuidados para com eles.

“Precisamos cuidar de quem cuida para ele poder cuidar melhor”, comentou a enfermeira Aparecida Santana, do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, a programação foi pensada para proporcionar aos funcionários um momento de relaxamento, de cuidados, de elevação da autoestima e de mostrar a importância de estar bem para melhor atender as pessoas.

Para isso, a parceria com a Unipar e outras empresas foi fundamental. Depois do atendimento os servidores tiveram um café, integrando-se com os demais colegas. Em três dias, cerca de 150 funcionários da UPA participaram da programação, desde os atendentes de serviços gerais, passando pelo corpo de enfermagem e médicos.

“Queríamos que eles se sentissem valorizados, como de fato são para nós”, complementou a diretora da Upa, Vânia Gonçalez. Segundo ela, o reflexo do trabalho foi imediato: “Vários pacientes perguntaram o que estava acontecendo e destacaram a qualidade do atendimento feito pelos profissionais, que estavam mais alegres, mais dispostos, mais motivados”.

O projeto foi realizado pela primeira vez na unidade, mas diante da aceitação positiva Vânia não descarta outras edições. Paralelo a esta programação, também foi implantado na unidade a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Mesmo não sendo uma unidade hospitalar, explica Vânia, a UPA se preocupa com a segurança dos seus funcionários e pacientes.

Jeferson Moisés da Silva, que atua no setor de serviços gerais, depois de uma higienização de pele, saiu sorrindo, feliz com o resultado. “Nunca tinha feito uma sessão como esta; foi muito bom”, disse ele, ressaltando que ações como estas são positivas e servem para valorizar o funcionário, além de resgatar a autoestima.

De bem com a vida, diz ele, com certeza o trabalho rende mais e o atendimento aos pacientes é de melhor qualidade. Ele diz também que é muito importante se cuidar, gostar de si, para poder cuidar melhor das outras pessoas que procuram de atendimento na unidade.

A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar, Fernanda Seimetz Brogliatto, destacou que além do benefício para a comunidade, o projeto de extensão desenvolvido pela Unipar permite melhorar a capacitação técnica das alunas.

“O projeto envolve todos os alunos, em diversas ações que são realizadas na comunidade; é uma forma de começar a inserir os futuros profissionais no mercado de trabalho; além disso, permite que elas vivenciem situações reais, trabalhando com diferentes tipos de pele, personalidades, praticando técnicas vistas em sala de aula e enfrentando situações incomuns do dia a dia”, afirma.

A participação da Unipar no evento é agendada e acompanhada pelo Programa de Valorização da Educação (Prove). 

Redes sociais>