Estudantes de Estética e Cosmética atendem profissionais de saúde da UPA
Publicado em: 20/05/2016 às 11:00
Programação integrou a Semana de Enfermagem e foi dividida em três dias
Os profissionais de todos os setores que atuam na Unidade de Pronto Atendimento Ivo Rocha, na Vila Becker, começaram o dia na quinta-feira, 19, de uma forma diferente. Na rotina diária foram incluídos cuidados com a pele, massagem, higienização facial, maquiagem e designer de sobrancelhas.
A atividade fez parte da Semana de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, e contou com a parceria de professores e alunos do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, entre outros parceiros.
Os alunos, integrando o projeto de extensão da universidade, deslocaram-se até a UPA para atendimento dos funcionários. Os trabalhadores, que todos os dias cuidam da saúde dos pacientes que se deslocam até o local, tiveram um momento de cuidados para com eles.
“Precisamos cuidar de quem cuida para ele poder cuidar melhor”, comentou a enfermeira Aparecida Santana, do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, a programação foi pensada para proporcionar aos funcionários um momento de relaxamento, de cuidados, de elevação da autoestima e de mostrar a importância de estar bem para melhor atender as pessoas.
Para isso, a parceria com a Unipar e outras empresas foi fundamental. Depois do atendimento os servidores tiveram um café, integrando-se com os demais colegas. Em três dias, cerca de 150 funcionários da UPA participaram da programação, desde os atendentes de serviços gerais, passando pelo corpo de enfermagem e médicos.
“Queríamos que eles se sentissem valorizados, como de fato são para nós”, complementou a diretora da Upa, Vânia Gonçalez. Segundo ela, o reflexo do trabalho foi imediato: “Vários pacientes perguntaram o que estava acontecendo e destacaram a qualidade do atendimento feito pelos profissionais, que estavam mais alegres, mais dispostos, mais motivados”.
O projeto foi realizado pela primeira vez na unidade, mas diante da aceitação positiva Vânia não descarta outras edições. Paralelo a esta programação, também foi implantado na unidade a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Mesmo não sendo uma unidade hospitalar, explica Vânia, a UPA se preocupa com a segurança dos seus funcionários e pacientes.
Jeferson Moisés da Silva, que atua no setor de serviços gerais, depois de uma higienização de pele, saiu sorrindo, feliz com o resultado. “Nunca tinha feito uma sessão como esta; foi muito bom”, disse ele, ressaltando que ações como estas são positivas e servem para valorizar o funcionário, além de resgatar a autoestima.
De bem com a vida, diz ele, com certeza o trabalho rende mais e o atendimento aos pacientes é de melhor qualidade. Ele diz também que é muito importante se cuidar, gostar de si, para poder cuidar melhor das outras pessoas que procuram de atendimento na unidade.
A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar, Fernanda Seimetz Brogliatto, destacou que além do benefício para a comunidade, o projeto de extensão desenvolvido pela Unipar permite melhorar a capacitação técnica das alunas.
“O projeto envolve todos os alunos, em diversas ações que são realizadas na comunidade; é uma forma de começar a inserir os futuros profissionais no mercado de trabalho; além disso, permite que elas vivenciem situações reais, trabalhando com diferentes tipos de pele, personalidades, praticando técnicas vistas em sala de aula e enfrentando situações incomuns do dia a dia”, afirma.
A participação da Unipar no evento é agendada e acompanhada pelo Programa de Valorização da Educação (Prove).