Unipar promove ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e à gripe H1N1
Publicado em: 19/05/2016 às 16:10
Ações de Biossegurança foram promovidas para prevenção e orientação
Visando o bem-estar e segurança dos seus colaboradores, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, vem tomando medidas ativas para a eliminação de meios que possam permitir o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da tríade dengue, zika e Chikunhunya.
São serviços de Biossegurança, que contemplam os ambientes internos e externos do Câmpus. Colaboradores foram orientados e capacitados para esta missão, por professores e acadêmicos de Enfermagem. A coordenadora do curso, professora Simone Baggio, supervisionou os trabalhos.
Uma palestra sobre os perigos que o Aedes aegypti representa, ministrada pelo médico Michel Abrão, foi o primeiro passo. Na sequência, os funcionários foram orientados sobre os cuidados que devemos ter com lugares e/ou objetos que possam acumular água limpa ou suja, que é o meio preferido do mosquito para depositar as larvas.
A equipe de Enfermagem destacou que a atenção deve ser redobrada com ralos, sifão de pias, bebedouros com galões de água, calhas, vasos de plantas naturais, vasos sanitários, batentes de janelas, fonte decorativa, reservatórios de água e com lixo, como folhas grandes, copos, latas, garrafas, sacos plásticos, tampas e tantos outros que podem se tornar depósito de água.
Houve distribuição de informativos referentes à gripe A H1N1 e colocação de cartazes em todas as repartições da Unipar, que disponibilizou também álcool em gel nos corredores e salas de trabalho dos colaboradores e máscara de proteção facial (boca/ nariz), para qualquer pessoa que apresentar tosse, espirros e sinais intensos de gripe.
Concluída esta etapa, a equipe reuniu os acadêmicos da Unidade, para também aderir a este trabalho de conscientização. O médico Michel Abrão repetiu a palestra, enaltecendo a gravidade e agressividade do vírus causador da gripe A H1N1 e a necessidade da adesão de todos na realização de ações preventivas.