Você está aqui: Notícias > Nutrição na Comunidade: Projeto ensina a importância da alimentação saudável
Nutrição na Comunidade: Projeto ensina a importância da alimentação saudável
Publicado em: 16/05/2016 às 15:30
Envolvendo em torno de 50 estudantes do curso de Nutrição, atividades visam conscientizar população quanto aos benefícios que alguns alimentos trazem para a saúde do corpo
A alimentação da população vem sofrendo alterações no decorrer das décadas. Muitas pessoas estão dando mais valor ao prazer, ignorando as qualidades e benefícios de uma alimentação saudável, visto que estudos mostram o aumento da obesidade e das patologias associadas à ela, tanto na população adulta, quanto na infantil. Com o propósito de conscientizar as pessoas de que comer alimentos saudáveis traz mais saúde para o corpo, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, está desenvolvendo o projeto ‘Nutrição na Comunidade’.
“Trata-se de um projeto que nasceu da necessidade de orientarmos a população de que a saúde do nosso corpo está diretamente ligada aos alimentos que ingerimos, pois enquanto profissionais da nutrição é nosso papel mostrar que a alimentação saudável pode trazer muitos benefícios para nós”, explica a coordenadora do curso, professora Ana Paula Hulsmeyer.
Envolvendo em torno de 50 estudantes de todas as séries, o projeto aborda diversos temas relacionados à alimentação e nutrição, com embasamento científico, que serão divulgados em palestras nas escolas, associações e no Banco de Alimentos, em matérias a serem publicadas em jornais e revistas, em programas na Rádio Universitária e TV UP e nas redes sociais.
As primeiras atividades do projeto já começaram, com palestras na Sanepar, nas escolas Sapiens e Satélite e no IFPR (Instituto Federal do Paraná). “Mostramos como a nutrição é importante para o equilíbrio do organismo, ensinando sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos que influenciam na nossa alimentação”, conta a estudante Isabella Podadeiro. “Este trabalho muito me ensina, pois nele posso atender vários públicos, conhecendo suas necessidades e dúvidas em relação à nutrição”, completa.
Sua colega Laura Betineli afirma que a participação no projeto está sendo bem gratificante. “É muito bom ver as pessoas interessadas em saber mais, a forma como elas interagem; sem contar que as palestras têm me ajudado a desenvolver a oratória e contribuído para a memorização de alguns conteúdos já vistos em sala”.
As entidades ou órgão públicos interessados em receber o projeto podem entrar em contato com o Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar e agendar a visita. Mais informações no telefone (44) 3621-2848.
Projeto Mini Chef O curso de Nutrição da Unipar, ao lado do Sesc, também é parceiro no projeto Mini Chef, idealizado pela Divisão de Segurança Alimentar da Prefeitura. O projeto, que tem como objetivo educar crianças em idade escolar sobre alimentação saudável, foi lançado nesta quinta-feira, 12, no Sesc, e envolveu cerca de 50 alunos da entidade (de 4 a 6 anos). A partir do ano que vem, a iniciativa deve ser estendida a toda a rede pública municipal.
Uma equipe de estagiários do curso, supervisionada pela professora Dirlene Pereira Lima, ensinaram os pequenos a preparar pratos saudáveis, utilizando sucos naturais, frutas, legumes, pão de batata, hambúrguer de soja com abobrinha e beterraba, maionese com cenoura e couve-flor, catchup caseiro e bolachinhas enriquecidas com aveia. Depois de prontos, os alimentos foram degustados pelos pequenos. “Além de adquirir mais conhecimento e enriquecer meu aprendizado, também posso interagir com a comunidade e compartilhar um pouco do que aprendi”, diz a aluna Thalita Furlan.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula, acompanhou o trabalho dos futuros nutricionistas: “É um projeto de extrema importância, que vai colaborar na redução da obesidade infantil e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida”. De acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), 1 em cada 3 crianças estão acima do peso no Brasil e 32,3% das crianças menores de 2 anos tomam refrigerante e suco artificial.