UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Aniversário dos 80 anos de Cândido Garcia: Um brinde ao grande mestre!

Publicado em: 13/05/2016 às 15:50

O fundador da Universidade Paranaense comemora os 80 anos cheio de alegria, provando seu indelével amor pela vida; seu legado engrandece a história do ensino superior do Paraná

Cândido Garcia com a esposa Neiva, na festa do aniversário: 53 anos de muita harmonia conjugal e companheirismo no trabalho
Na festa de aniversário, contagiando os convidados com sua alegria e simpatia
Cândido Garcia quando se formou no ensino médio...
...e quando ocupava o cargo de reitor da Unipar
Na Reitoria, ficou por 10 anos; antes, presidia a mantenedora da Unipar, a APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura)
Cândido Garcia cantando com o então governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti: hobby e amor extremo pela música

Cândido Garcia tem uma legião de admiradores. Há os que o prezam mais pela simpatia e capacidade de fazer amigos, outros pela determinação, perspicácia e extrema dedicação ao trabalho, mas, quando a questão é sua alegria de viver, ninguém discute: ele tem muita, para si e para compartilhar.  No alto dos seus 80 anos, o homem que revolucionou o ensino superior no Paraná brinda filhos e netos com lições irrefutáveis, advindas da gama de conhecimentos e experiência que acumulou ao longo de sua trajetória.

O fundador da Universidade Paranaense, Instituição multicampus que hoje congrega cerca de vinte mil alunos, não cumpre mais a tripla jornada de trabalho, rotina que arcou durante as últimas seis décadas, mas ainda acompanha os acontecimentos na Unipar. Quem se encarrega de informá-lo é a esposa, professora Neiva Pavan Machado Garcia, que é vice-reitora, e os filhos, que também ocupam cargos importantes na Unipar.

O trabalho acentua o currículo do doutor Candinho, como é chamado pelos que o cercam. Começou aos nove anos, como engraxate, para ajudar os pais a sustentar a família; na adolescência, foi aprendiz de alfaiate, depois alfaiate até conseguir um emprego cobiçado num banco, onde pôde mostrar seu tino para os negócios. À noite, trabalhava também: era secretário de uma escola. Essa foi a fase em que se despertava para o empreendedorismo: passou a estudar e executar processos de abertura de escolas de ensino superior.

Depois de liderar os trabalhos para a abertura da primeira em Tupã (Organização Educacional Artur Fernandes), aportou no Paraná em 1971, com o mesmo objetivo. Aqui, além da Instituição que deu origem à Unipar, também implantou faculdades em Rolândia (Faccar), em Maringá (UniCesumar), em São José dos Pinhais (Associação de Ensino Superior de São José dos Pinhais-PR) e, no Norte do Brasil, em Rondônia (Centro de Ensino Superior de Ariquemes).

Escolheu morar em Umuarama e dedicar maior parte do seu tempo à Fiapec (Faculdades Integradas da APEC), que em 1993 tornou-se a Unipar. Foi presidente da APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura), entidade mantenedora da Unipar, e por dez anos Reitor (até se aposentar, em 2010). Em todo esse percurso, nunca deixou de mencionar e reconhecer o apoio incondicional, afinado e inteligente que teve da esposa, a professora Neiva.

Família   Formado em Direito, Cândido Garcia nasceu em Cafelândia/SP, mas viveu a maior parte da infância e juventude na cidade de Tupã, onde se casou, em 1963, com Neiva Pavan Machado Garcia. É pai de Cláudia Elaine, Carlos Eduardo, Cássio Eugênio e Camilo Evandro; e avô de Camilo Evandro, Vítor, Valentina, Maitê, Manuela, Eduarda, Benjamin e Gabriel.

Homenagens   Em reconhecimento ao seu legado, Cândido Garcia tem recebido homenagens de várias cidades do Paraná. Entre as que se destacam estão os títulos de Cidadão Honorário do Paraná (outorgado pelo então Governador Jaime Lerner, em 1999); de Umuarama e Nova Olímpia (em 1995); de Toledo (em 1998); de Cianorte (2002); de Rolândia (2003); de Cascavel e Francisco Beltrão (em 2004); de Guaíra (em 2005) e de Paranavaí (em 2006).

Declaração De Neiva para Candinho – “Um homem de grande envergadura moral e ao mesmo tempo de extrema sensibilidade. Leal com suas amizades e fiel aos seus princípios de honestidade e ética no trato dos assuntos de ordem pessoal ou empresarial. Na vida familiar cultiva um amor desmedido aos filhos para os quais, diz sempre, dedica todo seu trabalho. Carinhoso com os netos e atencioso com toda a família, sempre se culpa por ter-nos roubado o seu convívio, pela luta que empreendeu durante todos esses anos desde 1963. Trabalhando ao seu lado pude aquilatar seu valor como homem empreendedor e que batalha com tenacidade pelos seus objetivos. Merece estar agora rodeado de amigos e festejado por aqueles que o admiram e respeitam. Sua marca é a facilidade que tem de fazer amigos e mantê-los à sua volta como fiéis colaboradores. Casados há 53 anos, tentamos evitar que as turbulências do trabalho afetem nossa convivência e, com amor, temos conseguido restaurar, a cada dia, as emoções desse longo tempo de união.”

Redes sociais>