UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Saúde bucal: Odontologia realiza triagem do projeto Dentista do Bem

Publicado em: 06/05/2016 às 17:40

Ação contempla crianças e jovens de baixa renda de todo o Brasil, com idade de 11 a 17 anos; em Umuarama, aconteceu no distrito de Santa Eliza

Coordenadora regional da Turma do Bem, Naira Neri Santana, com jovem cadastrado: Trabalho selecionou casos mais graves e urgentes
‘Sou estudante do bem’: Eslogam criado pelos acadêmicos avivou os ânimos da equipe
Em Santa Eliza, cerca de 30 crianças e adolescentes passam pela triagem da Turma do Bem
Em Santa Eliza, cerca de 30 crianças e adolescentes passam pela triagem da Turma do Bem
Em Santa Eliza, cerca de 30 crianças e adolescentes passam pela triagem da Turma do Bem
Em Santa Eliza, cerca de 30 crianças e adolescentes passam pela triagem da Turma do Bem
Em Santa Eliza, cerca de 30 crianças e adolescentes passam pela triagem da Turma do Bem
Ação envolve 17 estudantes do curso de Odontologia
Ação envolve 17 estudantes do curso de Odontologia
Ação envolve 17 estudantes do curso de Odontologia
Coordenadora regional da Turma do Bem, cirurgiã-dentista Naira Neri Santana, supervisiona os trabalhos

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar mais uma vez participou da megatriagem do projeto Dentista do Bem, uma parceria da Turma do Bem e Oral-B. A quarta edição da maior triagem Odontológica do Mundo foi realizada no dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso. A ação social aconteceu simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil e em outros 10 países da América Latina, além de Portugal. Desta vez, em Umuarama, as triagens foram realizadas no Colégio Estadual do distrito de Santa Eliza.

Toda a mobilização tem por objetivo identificar crianças e adolescentes (entre 11 e 17 anos), de baixa renda, com necessidade de tratamento odontológico, e proporcionar-lhes melhoria da qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da saúde de sua boca será um adulto infeliz; isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam reincluídos na sociedade”, afirma a coordenadora regional da Turma do Bem, Naira Neri Santana, ex-aluna do curso da Unipar.

A ação em Santa Eliza envolveu 17 estudantes da Unipar. “Atendi um adolescente de 12 anos que disse não ter escova de dente e que foi no dentista apenas uma vez; o caso dele foi considerado o mais grave e por isso terá que fazer todo o tratamento odontológico”, conta a aluna Joice Aparecida Caroni, que cursa o segundo ano. Por isso, segundo ela, esse projeto é de extrema importância, pois contribui na melhora da saúde bucal de crianças e adolescentes carentes e no aprendizado acadêmico. “São pessoas de famílias que, por falta de informação, não sabem que este serviço é oferecido gratuitamente pelo município. E muitas vezes os pais também não têm consciência de que devem orientar seus filhos quanto à importância da saúde bucal. Então, nesse projeto, nosso papel é chegar até essas pessoas e mudar sua realidade, construindo um novo sorriso para elas”.

A equipe fez em torno de 30 atendimentos; destes, 16 casos foram selecionados e serão atendidos no projeto pelos cirurgiões-dentistas voluntários de Umuarama, que farão o tratamento gratuito até que os pacientes completem 18 anos.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.

Para solicitar a triagem da Turma do Bem em uma escola ou instituição clique no link: http://goo.gl/bGn4hD

A seleção

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

 

Redes sociais>