Você está aqui: Notícias > Saúde bucal: Odontologia realiza triagem do projeto Dentista do Bem
Saúde bucal: Odontologia realiza triagem do projeto Dentista do Bem
Publicado em: 06/05/2016 às 17:40
Ação contempla crianças e jovens de baixa renda de todo o Brasil, com idade de 11 a 17 anos; em Umuarama, aconteceu no distrito de Santa Eliza
O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar mais uma vez participou da megatriagem do projeto Dentista do Bem, uma parceria da Turma do Bem e Oral-B. A quarta edição da maior triagem Odontológica do Mundo foi realizada no dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso. A ação social aconteceu simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil e em outros 10 países da América Latina, além de Portugal. Desta vez, em Umuarama, as triagens foram realizadas no Colégio Estadual do distrito de Santa Eliza.
Toda a mobilização tem por objetivo identificar crianças e adolescentes (entre 11 e 17 anos), de baixa renda, com necessidade de tratamento odontológico, e proporcionar-lhes melhoria da qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da saúde de sua boca será um adulto infeliz; isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam reincluídos na sociedade”, afirma a coordenadora regional da Turma do Bem, Naira Neri Santana, ex-aluna do curso da Unipar.
A ação em Santa Eliza envolveu 17 estudantes da Unipar. “Atendi um adolescente de 12 anos que disse não ter escova de dente e que foi no dentista apenas uma vez; o caso dele foi considerado o mais grave e por isso terá que fazer todo o tratamento odontológico”, conta a aluna Joice Aparecida Caroni, que cursa o segundo ano. Por isso, segundo ela, esse projeto é de extrema importância, pois contribui na melhora da saúde bucal de crianças e adolescentes carentes e no aprendizado acadêmico. “São pessoas de famílias que, por falta de informação, não sabem que este serviço é oferecido gratuitamente pelo município. E muitas vezes os pais também não têm consciência de que devem orientar seus filhos quanto à importância da saúde bucal. Então, nesse projeto, nosso papel é chegar até essas pessoas e mudar sua realidade, construindo um novo sorriso para elas”.
A equipe fez em torno de 30 atendimentos; destes, 16 casos foram selecionados e serão atendidos no projeto pelos cirurgiões-dentistas voluntários de Umuarama, que farão o tratamento gratuito até que os pacientes completem 18 anos.
No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.
Para solicitar a triagem da Turma do Bem em uma escola ou instituição clique no link: http://goo.gl/bGn4hD
A seleção
Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.