Você está aqui: Notícias > Umuarama: cursos participam do 1º Torneio Leiteiro
Umuarama: cursos participam do 1º Torneio Leiteiro
Publicado em: 13/07/2010 às 10:55
Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica marcaram presença no evento voltado a estimular a produção e consumo de leite
Procurando sempre acompanhar e prestigiar os eventos da região, a Universidade Paranaense – UNIPAR levou seus cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica a participar do 1º Torneio Leiteiro de Umuarama, realizado no local onde acontece a tradicional Feira do Produtor. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, fez parte das comemorações do 55º aniversário do município (entre os dias 25 a 27/6).
Os alunos, sob supervisão dos coordenadores dos cursos, professores Ranulfo Piau Junior e Glaciela Kaschuk, e pelo professor Luiz Sérgio Merlini, esclareceram dúvidas dos visitantes, expuseram trabalhos dos cursos e montaram uma exposição de animais.
Atração à parte, no estante da UNIPAR, também foram os animais empalhados do projeto de extensão universitária MIC (Museu Interdisciplinar de Ciências), coordenado pelo curso de Ciências Biológicas. As peças encantavam e chamavam a atenção de quem passava, principalmente das crianças das escolas.
“Em eventos assim, os alunos entram em contato com novidades da área e podem conversar e trocar experiências com os profissionais e técnicos”, informa a professora Glaciela Kaschuk. “Nosso objetivo é mostrar o trabalho da Universidade e com ele socializar conhecimentos”, completa Edson Gerônimo, do MIC.
Segundo o médico veterinário da prefeitura, graduado pela UNIPAR, Pedro Thiago Fenato, o evento realizado anualmente tem por objetivo divulgar os benefícios do PIA (Programa de Inseminação Artificial), mantido para impulsionar a produtividade do leite. “O programa, subsidiado pela prefeitura, ajuda o produtor local a fortalecer seu negócio e o estimula a comprar gado do município e, ainda, trabalha com estratégias voltadas a incentivar o consumo de leite”, informa.
Empresas e produtores locais participaram, expondo diversas máquinas agrícolas e um grande número de vacas leiteiras. O ponto alto do evento, que contou com espaços de alimentação e de brincadeiras para crianças, foi a competição de ordenha.
Para o aluno do primeiro ano de Medicina Veterinária, Lúcio Tomaz Frasquette, participar de oportunidades como essa faz a diferença na formação acadêmica: “É uma forma de enriquecermos o aprendizado, saindo da sala de aula e dos laboratórios da UNIPAR para o contato com informações diferentes, importantes”.