UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Com incentivo do Pibia, Unipar forma grupo de coral na Unidade de Toledo

Publicado em: 02/05/2016 às 14:40

Projeto está com inscrições abertas para interessados da comunidade interna e externa

Coordenadora setorial do PIAE, Quesia, e os integrantes do coral, Rodrigo, Marli e Ellen
O maestro do grupo, professor Rogério Maciel, no lançamento do projeto

A Universidade Paranaense – Unipar, unidade de Toledo, vai contar com coral próprio. O lançamento do projeto, coordenado pela Diretoria de Cultura e Divulgação da Instituição, foi realizado na última terça-feira, 26, com uma exposição feita pela coordenadora setorial do Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), Quesia Cristina Dias.

“Queremos dar oportunidade aos nossos acadêmicos de participarem de atividades culturais, como também descobrir talentos artísticos”, disse ela, ressaltando os principais objetivos do coral, que terá como maestro o professor Rogério Maciel.

A proposta é construir um grupo sólido para desenvolver atividades musicais, enriquecer os eventos da Universidade, como o Festival de Talentos, o Arraial e também os alusivos às datas comemorativas da Instituição. A formação do coral é um dos trabalhos desenvolvidos pelo PIAE.

Os integrantes do coral, que podem ser pessoas da comunidade interna da Unipar (acadêmicos, professores e funcionários) e externa, deverão se reunir todas as terças-feiras, das 18h20min às 19h, na sala EaD 2, do Câmpus I.

Todos os acadêmicos do projeto terão duas horas atividade por ensaio e, quando participarem de apresentação, oito horas atividade. “É fundamental o compromisso de todos, tanto nos ensaios como nas apresentações”, enfatiza Quesia, justificando o bônus.

“Se tivermos o compromisso e a participação de todos, cada vez mais teremos recursos para engrandecer o nosso grupo, além de desenvolver novos projetos, que podem contemplar a dança e o teatro”, completa.

A estudante Ellen Mayara Simão, aluna do segundo ao do curso de Engenharia Civil, é uma das participantes do coral. Ela foi contemplada com bolsa do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), oferecido pela Unipar.

O programa visa despertar a vocação artística entre os estudantes de graduação e incentivar a descoberta de novos talentos, oferecendo bolsas de estudos. Ela já cantava na igreja que frequenta e fez questão de participar do grupo na Universidade. “Eu gosto muito de cantar. Para mim, a música me acalma e me liberta; é o meu refúgio”, afirma.

Marli Alves, intérprete da Linguagem dos Sinais (Libras), quer também liberar a voz no coral. “É muito bacana participar deste grupo; é bem interessante e vai possibilitar descobrir novos talentos musicais”, acredita ela.

Rodrigo Cesar Pedroso, que ainda não é estudante da Universidade, mas está pré-matriculado para um curso a distância (EaD), também participou do lançamento e está inscrito no coral. Para ele, a música é uma terapia: “Ela serve para desestressar das atividades diárias; por isso é muito interessante que a Unipar ofereça esta possibilidade aos seus alunos, professores e à comunidade”. 

Redes sociais>