Você está aqui: Notícias > Sebrae: Unipar é uma das 30 IES a aderir ao Programa Educação Empreendedora
Sebrae: Unipar é uma das 30 IES a aderir ao Programa Educação Empreendedora
Publicado em: 28/04/2016 às 15:30
A meta é implementar a cultura empreendedora, disseminando o empreendedorismo para os alunos da Instituição
Em cerimônia realizada no dia 18 de abril, a Universidade Paranaense – Unipar, unidade de Francisco Beltrão, assinou convênio com o Sebrae/PR para participação no Programa Educação Empreendedora, juntamente com outras 29 instituições do Paraná.
A cerimônia contou com a participação do presidente do Conselho e presidente da Fiep, Edson Campagnolo, do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vítor Roberto Tioqueta, do diretor de Operações, Julio Cezar Agostini, e do diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto.
Representando a Unipar, participaram o diretor-geral da unidade, professor Claudemir José de Souza, e os coordenadores dos cursos de Administração, professor Sérgio Bueno Fernandes, Ciências Contábeis, Idair Edson Marcello, e de Sistemas de Informação, professor João Alexandre Bonin de Mello.
O programa tem por objetivo implementar a cultura empreendedora, disseminando o empreendedorismo para os alunos da Instituição com uma série de atividades; entre elas, capacitação de professores e acadêmicos, missões técnicas e cursos de extensão voltados ao empreendedorismo baseados nos produtos licenciados do Sebrae.
A principal ação e a de mais longo prazo é a implantação de um Centro de Empreendedorismo dentro do Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Unipar, projeto de extensão universitária ligado aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Civil.
O evento contou ainda com a presença do professor José Dornellas, autor de vários livros sobre o tema e único professor brasileiro a lecionar na Babson College, nos Estados Unidos, eleita a melhor escola de negócios do mundo em ensino do empreendedorismo.
Segundo ele, “centros de empreendedorismo se tornam ações mais abrangentes, pois têm o poder de desenvolver o corpo docente para ser facilitador e levar conhecimento tanto para os alunos como para a comunidade externa, com ações que vão preparar as pessoas para a criação de um negócio ou para sua vida profissional”.
E destacou também, durante sua palestra: “É mais do que ensinar, é mudar o comportamento, estimular habilidades empreendedoras que vão ajudá-los em suas tomadas de decisão”.
“O convênio assinado solidifica ainda mais o compromisso da Universidade Paranaense com a cultura empreendedora e o crescimento econômico da região Sudoeste do Paraná”, defende o diretor, professor Claudemir José de Souza.