Você está aqui: Notícias > Em palestra, Educação Física discute síndrome de Burnout em atletas jovens
Em palestra, Educação Física discute síndrome de Burnout em atletas jovens
Publicado em: 26/04/2016 às 15:40
Também chamada de síndrome do esgotamento, a causa está ligada a condições de trabalho desgastantes
As doenças ocupacionais relacionadas ao estresse físico e mental têm acometido cada vez mais profissionais das mais diversas áreas. Entre elas está a síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento, que pode afetar pessoa com jornadas de trabalho excessivas, independente da idade ou ramo de atuação.
Diante disso, o curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, pautou palestra sobre o tema. Realizada em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), na quinta-feira, 7, o objetivo foi debater causas e prevenção.
O evento reuniu aproximadamente 250 participantes, entre acadêmicos de Educação Física, de Estética e Cosmética, Farmácia e Psicologia, professores e profissionais da cidade. Como a síndrome pode afetar os atletas adolescentes foi a principal questão discutida.
‘A Síndrome de Burnout em atletas jovens’ foi o tema proposto e o convidado, o professor Rafael de Souza, mestre em exercício físico e autor de diversos livros sobre o assunto. O mais recente ele autografou, no evento.
“A síndrome pode afetar pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas, por isso a importância de trazermos esse tema para o debate”, diz a coordenadora do curso de Educação Física, professora Silvia Sucupira, justificando a escolha do tema.
No final da palestra, o professor Rafael sorteou, entre os participantes, exemplares do seu livro ‘Síndrome de Burnout em Atletas Jovens’.
O diretor da Unidade-Sede da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do SESC em Umuarama, Mauriza Lima, prestigiaram.