Você está aqui: Notícias > Equipe do Horto Medicinal reúne profissionais da saúde da família para capacitação
Equipe do Horto Medicinal reúne profissionais da saúde da família para capacitação
Publicado em: 26/04/2016 às 10:00
O encontro faz parte do ‘Cultivando Saúde’, que orienta sobre o uso de plantas medicinais
A coordenadoria do Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu um encontro com objetivo de capacitar profissionais que atuam na área da saúde pública e orientar sobre o uso de plantas medicinais.
O evento, realizado no Câmpus-Sede, faz parte do projeto ‘Cultivando Saúde’, desenvolvido dentro do projeto de extensão Horto Medicinal, ligado ao curso de Farmácia da Unipar e coordenado pela professora Ezilda Jacomassi.
A capacitação reuniu 130 profissionais que atuam em UBS (Unidade Básica de Saúde). São agentes de saúde, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, médicos e professores de educação física, das cidades de Umuarama, Cruzeiro do Oeste e Assis Chateaubriand, que vieram à Unipar em busca de atualização de conhecimentos nesta área.
O projeto ‘Cultivando Saúde’ há mais de três anos vem assessorando as equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) dos três municípios na implantação de hortas medicinais.
A professora Ezilda, que faz parte do corpo docente do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar, repassou informações e instruções de uso sobre vinte espécies de plantas medicinais que já fazem parte das hortas das UBS’s.
“O objetivo do projeto é conscientizar, estimular e orientar os profissionais que atuam nas ações do programa Saúde da Família para que possam repassar os conhecimentos à comunidade e, com isto, possibilitar a todos o uso racional, seguro e eficaz das plantas medicinais”, explica a coordenadora.
A farmacêutica Emilia Narita, da prefeitura de Umuarama, disse que o ‘Cultivando Saúde’ está gerando ótimos resultados nas UBS’s que aderiram e salientou a importância da capacitação para os profissionais: “Esse treinamento fará com que o trabalho, que vai beneficiar a população, seja desenvolvido de forma mais segura; para isso, a parceria com a Unipar é fundamental, pois garante suporte técnico e doa as mudas das plantas”.
Para descontrair, no encerramento do encontro houve sorteio de plantas especiais do Horto e distribuição de um folheto educativo com um sachê de camomila. No folheto estão as explicações do modo correto de preparar o chá.
Horto Medicinal da Unipar – Saiba mais
Inaugurado em 1997, no Câmpus II, o Horto Medicinal da Unipar é um grande laboratório a céu aberto. Um laboratório arrojado, bonito, abrangente. São 30 mil metros quadrados de área, onde são cultivadas cerca de 400 espécies de plantas, entre ornamentais, tóxicas, comestíveis e medicinais, que são as que prevalecem.
Deste imenso projeto de Extensão Universitária, saem outros, com metas focadas nos três campos que apoiam uma Universidade: os campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Embora cada um trabalhe com objetivos específicos, no fundo, todos buscam resgatar e preservar os conhecimentos populares das plantas.
E alertar sobre as que representam perigo para a saúde. Por este e outros motivos, a socialização de conhecimentos científicos sobre plantas medicinais, principal objetivo do Horto, favorece a população. As pessoas informadas podem fazer uso desses recursos terapêuticos que a natureza oferece com mais segurança e eficácia.
E é por esta preocupação, que a Unipar abre esse imenso laboratório para visitação. Estudantes de todos os níveis de ensino com frequência visitam o Horto. E se encantam com o que veem.
Mas no Horto Medicinal da Unipar nem tudo acontece ao ar livre. Uma Casa de Estudos, construída na entrada do Horto, abriga ambientes que possibilitam outros trabalhos importantes, que dão sequência ao que é feito lá fora ou a novos projetos, como o que se preocupa com a ampliação do acervo de um herbário.