Você está aqui: Notícias > Zika Zero: Comitê de Biossegurança realiza blitz nos espaços da universidade
Zika Zero: Comitê de Biossegurança realiza blitz nos espaços da universidade
Publicado em: 22/04/2016 às 13:40
Mais de sessenta voluntários, entre acadêmicos e funcionários, participaram das vistorias
Com o recente surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e o aumento de número de casos de dengue no Paraná, funcionários e acadêmicos da Universidade Paranaense – Unipar se mobilizaram no combate ao mosquito que tem se tornado um problema preocupante de saúde pública.
O Comitê de Biossegurança em Saúde da Unipar, presidido pelo médico e diretor de Assuntos Comunitários da Unipar, Cássio Garcia, organizou no dia 15 uma blitz interna com o propósito de averiguar possíveis locais com água parada, focos e larvas do mosquito.
A blitz aconteceu nas dependências do Câmpus-Sede e também no Câmpus II (Hospital Veterinário) e Câmpus III. Percorrendo espaço por espaço, os voluntários vistoriaram vasos de plantas, pátios, reservatórios de aparelhos de ar condicionado, ralos e locais dentro dos laboratórios.
Fizeram parte da coordenação da ação os membros do Comitê de Biossegurança, a vice-presidente, professora Maristela Ribeiro, a enfermeira Letícia Bondezan, o coordenador de laboratórios, Denilson Cassita, e o professor Salviano Tramontin Belettini.
A blitz contou com a participação voluntária de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Odontologia, funcionários da área da Odontologia, Medicina Veterinária e enfermeiros RT’s, totalizando 60 pessoas.
A enfermeira Eleuza Mendonça participou da equipe que ficou responsável pela vistoria no Hospital Veterinário. Ela faz uma avaliação positiva da iniciativa: “A blitz foi de extrema importância, tanto para acadêmicos, quanto para funcionários, pois além de procurar água parada e possíveis focos, os participantes também observavam em que podemos melhorar nos laboratórios para a prevenção e propagação do vírus”.