UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Psicologia promove Fórum Pedagógico e de Egressos

Publicado em: 22/04/2016 às 10:40

Apresentar os variados campos de atuação profissional foi o foco dos eventos; experiências foram relatadas por ex-alunas e professores

Professora Lucimaira Cabreira, que mediou o Fórum de Egressos, e as convidadas: experiência profissional em pauta
A psicóloga Rubiane Christ relata sua experiência na Apae
A psicóloga Rubiane Christ relata sua experiência na Apae
A psicóloga Daniele Passos fala da atuação no Cras II

Todos os anos, os cursos da Universidade Paranaense – Unipar convidam seus ex-alunos para compartilharem as experiências vivenciadas no mercado de trabalho com os futuros colegas de profissão. Além de destacar os desafios da profissão, o Fórum de Egressos visa lembrar fatos significativos da graduação, as disciplinas, os estágios, o trabalho de conclusão de curso.

No último mês, encontro foi realizado pelo curso de Psicologia da Unidade de Cascavel. O auditório da Unipar recebeu as psicólogas Daniele Passos (turma de 2004), Rubiane Christ (turma de 2012) e Sara Stuber (turma de 2013).

A discussão passou por diversos campos de atuação. Daniele falou do inicio da profissão, na área de RH, e atualmente trabalha na política de assistência social em Cascavel, com atendimento a idosos, mulheres e pessoas com deficiência. O serviço conta com uma equipe psicossocial, que além do acolhimento a pessoas que tiveram seus direitos violados, faz o devido encaminhamento para a rede, quando necessário.

Já Rubiane escolheu atuar na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Capitão Leônidas Marques. A psicóloga se diz apaixonada pela educação especial. Com os estudantes, compartilhou um pouco sobre as atividades desenvolvidas, como jogos terapêuticos e pinturas, e destacou outra possibilidade que pôs em prática, o grupo terapêutico com o público excepcional. Já com os pais realiza palestras e orientações. Também falou do comprometimento de toda a equipe multiprofissional para a eficácia no desenvolvimento do aluno: motor, da fala, entre outros aspectos.

Uma área de atuação nova, mas que chamou a atenção de Sara, a única psicóloga no Paraná a atuar em aldeia indígena. Ela conta que realiza visitas nas casas e palestras nas escolas, abordando temas como DST, alcoolismo (maior causa de atropelamento na BR) e higiene pessoal. Segundo a psicóloga, uma das maiores dificuldades na atuação com os índios foi compreender a língua. Nas aldeias, a prefeitura de Nova Laranjeiras mantém ainda assistente social, enfermeira e agente de saúde indígena.

Buscando ampliar a visão dos alunos a respeito de assuntos pertinentes da Psicologia, o curso promoveu também o seu Fórum Pedagógico. Mesa-redonda foi composta por docentes do curso, que aprofundaram as discussões sobre atuação profissional. Foram convidados os professores Caio Martins, Deise Rosa, Cleina Biagi, Tatiane Superti e Gabriela Bett, respectivamente com os temas: Clínica em contexto saúde pública, Psicoterapia, orientação profissional, Psicologia social e Psicologia jurídica.

 

Redes sociais>