UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pós-graduação: Clima de otimismo marca o início das aulas da especialização em Oncologia

Publicado em: 18/04/2016 às 09:45

Com inauguração do Uopeccan, pós-graduação visa atender a demanda por profissionais qualificados

Nova turma de pós-graduandos com os professores
Erica Riedlinger fala da importância dos profissionais capacitados para o atendimento em oncologia
Pós-graduandos estão otimistas quanto às perspectivas do curso
Célia Macorin, Nilvio Ourives, Daysi Mara Rodrigues, Lucineli Kuster Gonçalves, Erica Moraes Riedlinger e Maristela Azevedo

Abril deu novo ânimo à Universidade Paranaense. É que neste mês começaram as aulas dos cursos de pós-graduação da Unipar, da modalidade lato sensu (especialização e MBA). No Câmpus-Sede, sete cursos já comemoraram o início: Multiprofissional em Oncologia; Conciliação, Mediação e Arbitragem; Estruturas de Concreto; MBA em Gestão Contábil e Tributária; MBA em Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal; MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; e MBA Executivo em Gestão Empresarial. As turmas são compostas por acadêmicos de Umuarama e de outras cidades do Estado.

Formada por profissionais da área da saúde, a pós-graduação Multiprofissional em Oncologia foi a primeira a iniciar as atividades. A turma está animada e otimista com as boas perspectivas da especialização no mercado de trabalho, já que agora Umuarama conta com a Uopeccan, entidade que administra o maior hospital da região noroeste para tratamento de câncer.

Os novos pós-graduandos foram recepcionados pelo diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives, pela coordenadora da Pós-graduação, professora Célia Marcorin, e a coordenadora da especialização, professora Daysi Mara Rodrigues. A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maristela de Azevedo, também foi dar boas-vindas à nova turma.

“Nosso objetivo ao lançar esse curso foi o de suprir a carência de profissionais com formação em Oncologia e devido à demanda por esses profissionais, que vem aumentando cada vez mais com o envelhecimento da população e a exposição aos fatores de risco; anualmente surgem no Brasil quase 600 mil novos casos de câncer”, justifica a professora Daysi.

Ela informa que no decorrer das aulas, professores com vasta experiência na área em que atuam oferecerão aos pós-graduandos instrumentos teórico-práticos, para que esses possam se tornar profissionais diferenciados, aptos a atuar com uma visão multi e transdisciplinar, promovendo atenção integral ao paciente oncológico.

“Nosso propósito é formar um profissional de saúde capacitado, com visão crítica aguçada e estimulado a continuar os trabalhos de investigação que se traduzirão em melhor assistência ao paciente com câncer, o qual poderá receber o tratamento em nossa cidade, não havendo assim mais a necessidade de ir para outros centros”, argumenta.

Para ministrar a aula inaugural foi convidada a pedagoga e bacharel em Direito, Lucineli Kuster Gonçalves. Servidora do Tribunal de Justiça, em Curitiba, e especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, ela abordou o módulo ‘Legislação e Bioética em Oncologia’.

Os novos pós-graduandos também bateram um papo com a gestora de enfermagem do hospital Uopeccan, Erica Riedlinger, que compartilhou suas experiências sobre a importância dos profissionais capacitados para o atendimento em oncologia.

Qualidade no atendimento oncológico

A nova turma da Unipar é formada por profissionais que já estão atuando no hospital Uopeccan de Umuarama, inaugurado recentemente. Isso demonstra a qualidade do atendimento que o paciente da Unidade receberá durante o tratamento oncológico. Profissionais de outras cidades do Estado também cursam a especialização. Entre eles está Natália Cristina Scaliante, que é de Curitiba e está se mudando para Maringá. 

“Já tenho duas pós-graduações e decidi fazer mais essa porque acredito que a atuação multiprofissional no cuidado em saúde é de extrema importância para os pacientes que recebem atendimentos em qualquer nível assistencial”, afirma a pós-graduanda, ressaltando que escolheu a Unipar por indicação de uma docente que lecionou na sua graduação e que fez elogios à qualidade de ensino da Instituição.

Anderson Marcelo de Lima, formado em Enfermagem pela Unipar, em 2010, também integra a turma. “Moro em Cruzeiro do Oeste, cidade perto de Umuarama; isso facilita o deslocamento. Sem contar que a Unipar é uma Universidade renomada e com ótimos professores”, conta. Quanto às perspectivas da especialização ele é otimista: “Que o curso me forneça um nível elevadíssimo de conhecimento, prático e científico”. 

Redes sociais>