Você está aqui: Notícias > Dia ‘D’: Estudantes colaboram na ação de combate à dengue, zika e chikungunya
Dia ‘D’: Estudantes colaboram na ação de combate à dengue, zika e chikungunya
Publicado em: 14/04/2016 às 16:04
Mutirão formado por mais de 380 pessoas recolheu em torno de 4.500 quilos de objetos que poderiam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti
Mais de cem estudantes de vários cursos da Universidade Paranaense foram convocados para aderirem a uma causa nobre, o Dia ‘D’ de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Realizada mensalmente, a ação visa combater a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento dos casos de doenças geradas por ele. O ‘pente-fino’ aconteceu no último sábado, 9, nos mais de 80 quarteirões que ficam na região do Câmpus-Sede da Unipar, localidade com maior número de suspeitas de dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos alunos da Instituição e de agentes de endemias da Vigilância Ambiental, a ação contou com apoio de atiradores do Tiro de Guerra, soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, agentes da Defesa Civil e estudantes do curso técnico em Enfermagem do Colégio Hilda Kamal, totalizando mais de 380 voluntários. A estrutura da força-tarefa de limpeza foi montada na Unipar, onde logo pela manhã todos se reuniram para iniciar o arrastão.
Às 8 horas, as equipes saíram de casa em casa vistoriando os quintais e orientando os moradores. Folders com informações sobre como combater o mosquito também foram distribuídos. O trabalho se estendeu por toda a manhã e resultado foi significativo. No total foram recolhidos cerca de 4.500 quilos de objetos que poderiam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti, a maioria material reciclável.
Um dos voluntários foi o estudante do curso de Enfermagem da Unipar, Emerson Veza. “Estamos vivendo em nosso país um surto de doenças. Então, nada mais justo que abraçarmos esta causa e colaborar na conscientização da população para que juntos possamos erradicar esse mosquito transmissor que vem fazendo tantas vítimas”, conta, afirmando que a atividade contribui na sua formação acadêmica. “Sair a campo, estar em contato direto com a comunidade, orientar, vivenciar a teoria aprendida sobre epidemiologia nos faz perceber que a prática é essencial para aquilo que propusemos a fazer”.
O Dia ‘D’ de combate à dengue é determinado pela Secretaria Estadual de Saúde e deve se repetir sempre no dia 9 de cada mês.