Em Ciclo de Palestras, Enfermagem promove orientação sobre biossegurança
Publicado em: 13/04/2016 às 17:11
O objetivo foi conscientizar acadêmicos e colaboradores sobre doenças e riscos no trabalho
Com o aumento do número de casos de doenças respiratórias, como a influenza H1N1, e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zica vírus, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu campanhas de conscientização, via projeto de extensão Educação Continuada em Saúde.
Dirigida aos funcionários dos departamentos de saúde (Centro de Saúde Escola, Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem e laboratórios) da Unipar, o intuito foi informar e conscientizar a comunidade acadêmica e colaboradores sobre prevenção.
O primeiro tema, ‘Biossegurança: riscos no trabalho, ergonomia e controle de infecção’, foi ministrado pela enfermeira Vanessa De Mello. Em seguida, o enfermeiro Gilberto Aguiar, da Vigilância Ambiental de Umuarama, abordou ‘Dengue, chikungunya e zica: cuidados e prevenção’.
Uma ação prática, no hall de entrada da cantina do Câmpus-Sede, fez parte do evento. A equipe de estagiários do projeto realizou orientação sobre ‘Higienização correta das mãos e prevenção da H1N1’. O trabalho, que atendeu funcionários da Instituição e estudantes, foi supervisionado pela enfermeira do Comitê de Biossegurança da Unipar, Letícia Dorigan Bondezan.
Na ocasião em que os acadêmicos orientavam sobre a lavagem correta das mãos, uma técnica incrementou a ação: depois de aplicarem álcool em gel nas mãos, a pessoa atendida introduzia as mãos em uma caixa com luz negra para observar pontos onde não houve higiene correta.
O projeto Educação Continuada em Saúde do curso de Enfermagem terá prosseguimento com outras campanhas no decorrer deste ano, focando outros temas relevantes para a área da saúde.