Você está aqui: Notícias > Pós em Gerenciamento de Obras qualifica profissional para gerir prazos e custos
Pós em Gerenciamento de Obras qualifica profissional para gerir prazos e custos
Publicado em: 12/04/2016 às 15:13
O foco da especialização é auxiliar os empresários a extraírem o máximo de lucro das construções
O setor de construção civil na região Sudoeste do Paraná cresceu de forma acelerada nos últimos anos. Muitos prédios, casas e barracões para empresas estão em andamento e os empresários encontraram na construção uma ótima opção de investimento. Sabendo dessa demanda por profissionais qualificados para atuar neste mercado, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, inova com a pós-graduação em ‘Gerenciamento de Obras’. As inscrições podem ser realizadas no site da Instituição.
De acordo com a professora Diane Guzi Fomin, coordenadora do curso, o foco da pós-graduação é qualificar os empresários da região para que obtenham o máximo de lucro das construções, com o uso das ferramentas de gerenciamento de obras, reduzindo custo, prazo e estresse no canteiro de obras. Ela observa que a falta de gerenciamento em obras impacta na redução do lucro, atraso na entrega e, como pior expressão, no prejuízo.
Diane ressalta que o corpo docente é formado por profissionais de excelente qualidade, com grande destaque para o professor Maurício Moreira e Silva Bernardes, doutor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), autor de um dos livros mais utilizados em Planejamento e Controle de Obras no Brasil, uma referência nacional na área e que irá ministrar a maior disciplina do curso (Planejamento e Controle de Obras - 60h).
As disciplinas abrangem conceitos importantes para formar um bom gestor, como gestão de contratos, análise de viabilidade, gestão de custo, prazo, mão de obra e resíduos, além de apresentar tecnologias construtivas para reduzir o prazo e o custo de construção.
“Dados de uma pesquisa científica realizada na Unipar confirmaram que, de forma geral, os cursos de graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo oferecidos no Brasil apresentam poucas disciplinas de gerenciamento de obras na matriz curricular, sendo que alguns cursos não apresentam nenhuma disciplina. Desta forma, é essencial que o profissional busque uma formação especializada para a sua qualificação profissional de gestor de obras”, enfatiza a coordenadora.
O público-alvo não é restrito à engenharia, podendo participar arquitetos e urbanistas, administradores e demais formações. “Independente do tamanho da obra, o gerenciamento trará benefícios e segurança para os investidores, construtores e clientes, pois organiza as atividades e diminui o risco e imprevistos.”