UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Trote solidário: Doação de universitários contribui para aumento do estoque de sangue do Hemonúcleo

Publicado em: 08/04/2016 às 16:22

Campanha mobilizou em torno de 200 alunos para o gesto solidário

Responsabilidade social: gesto solidário ajuda a salvar vidas
Responsabilidade social: gesto solidário ajuda a salvar vidas
Estudantes aguardam na fila para fazer a doação
Em torno de 200 estudantes participam da campanha de doação
Em torno de 200 estudantes participam da campanha de doação
Em torno de 200 estudantes participam da campanha de doação
Em torno de 200 estudantes participam da campanha de doação

Com o apoio da população, a partir de julho do ano passado o Hemonúcleo de Umuarama registrou um aumento de 30% no número de doadores de sangue em relação aos meses anteriores. De acordo com dados repassados pela direção da Unidade, só no mês passado (março) foram doadas em torno de 800 bolsas de sangue. Segundo o diretor, Cláudio Francisconi, a maior participação da comunidade vem acontecendo depois de um longo período de conscientização, realizada por meio de campanhas em instituições de ensino, empresas, igrejas, associações e nos municípios que fazem parte da 12ª Regional de Saúde.

Uma das parceiras do Hemonúcleo nestas campanhas e, também, uma das responsáveis por este aumento nas doações é a Universidade Paranaense – Unipar. Tanto é que a Instituição recebeu recentemente o certificado ‘Parceiros da Doação de Sangue’, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Todo início do ano letivo, a Instituição mobiliza seus estudantes para participar do já tradicional ‘Trote Solidário’. A intenção é motivá-los a fazer o bem. Calouros e veteranos deixam de lado atitudes agressivas, antipáticas, para se envolver em campanhas filantrópicas, como doar fraldas, produtos de higiene pessoal, livros e alimentos a entidades assistenciais e, principalmente, ajudar a salvar vidas, doando sangue. Isso já acontece há mais de dez anos e eles sempre atendem ao chamado.

Neste ano, em torno de 200 estudantes abraçaram a causa e foram ao Hemonúcleo fazer a doação. Um deles foi a formanda de Pedagogia, Adriele Regina Marcato. Ela vê a iniciativa como uma oportunidade de ajudar a quem precisa e, ao mesmo tempo, conseguir horas extracurriculares. “Doar sangue é um gesto valioso, que deveria ser feito por todos nós, pois muitas vidas dependem de ações solidárias como essa; mesmo após terminar o curso pretendo continuar doando”, afirma.

Silvana Militão cursa Enfermagem e essa não é a primeira vez que ela doa. “Há vários anos venho praticar esse gesto solidário, no sentido de ajudar a quem precisa, de ser mais humana com as pessoas; são apenas alguns minutinhos dedicados e é uma ação indolor, que faz muita diferença, o de salvar vidas”, argumenta, procurando aconselhar outros acadêmicos a fazerem o mesmo.

A coordenadora do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), professora Giuliana de Oliveira Teixeira, está à frente dos trabalhos. “Estamos felizes em saber que as doações dos nossos estudantes fazem a diferença na quantidade de doadores. Isso demonstra que a cada ano que passa nosso aluno está mais consciente, colaborando para o sucesso da campanha e nos motivando a continuar investindo nesta ação, que tem o dever de despertar em cada um de nós o senso solidário”, ressalta, avisando que a campanha continua.

Para doar, saiba mais

Os estudantes interessados em fazer a doação podem se dirigir ao Hemonúcleo, que está localizado na Avenida Manaus, nº 4444, ao lado do antigo Posto Central de Saúde. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. E no terceiro sábado do mês, a Unidade também abre das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (44) 3621-8300. 

Redes sociais>