Você está aqui: Notícias > Dia da Água: Turmas de Arquitetura e Engenharia visitam a Itaipu e as Cataratas
Dia da Água: Turmas de Arquitetura e Engenharia visitam a Itaipu e as Cataratas
Publicado em: 08/04/2016 às 10:15
Grupo se inteirou da construção da barragem à logística de produção da energia; visita técnica também comemorou o Dia da Água
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizaram visita técnica cultural à Itaipu Binacional, estrategicamente no Dia Mundial da Água (22 de março). A proposta foi refletir sobre o uso da água e o benefício que a inserção de um projeto de uma barragem pode proporcionar para uma comunidade e para a economia do país.
Na oportunidade, em Foz do Iguaçu o grupo também visitou um dos Patrimônios Naturais da Humanidade - às Cataratas do Iguaçu, tão próximo à cidade de Cascavel, mas muitos alunos não conheciam. Foram responsáveis pela viagem os professores Pablo Lazarini e Deborah Paciornik.
O passeio teve ainda sua contribuição cidadã, permitindo observar os recursos naturais disponíveis, os quais produzem energia, além de observar a monumentalidade da engenharia na construção da barragem e os meandros técnicos da obra (seu entorno e seu interior) à produção da energia.
O coordenador do curso de Arquitetura, professor Emerson Santos, destaca que a atividade corrobora com o projeto pedagógico dos cursos, que visa a formação integral do indivíduo, apontando para a observação e mudança da paisagem por meio dos feitos projetuais. “Foi um momento de reflexão sobre os pontos legais, positivos e negativos, implicando em uma visão holística da realidade, além de possibilitar aos alunos a interação quanto às percepções de cada um e o diálogo com referência ao perfil de cada curso”, diz.
Empolgado, o acadêmico Felipe Gustavo Silva, complementa que a visita foi muito Importante, por se tratar de uma obra de engenharia referência mundial: “Aprendemos sobre a estrutura de concreto e materiais usados na construção das fundações, e o mais interessante foi saber que o próprio solo contribuiu para a construção e que a rocha serviu como base para a laje”.