Você está aqui: Notícias > Farmácia da Partilha beneficia população carente com medicamentos gratuitos
Farmácia da Partilha beneficia população carente com medicamentos gratuitos
Publicado em: 07/04/2016 às 10:40
O projeto entrou em funcionamento no ano passado e segue com boas expectativas; número de pessoas cadastradas aumenta dia a dia
A Farmácia da Partilha, projeto desenvolvido entre a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, e a Mitra Diocesana de Palmas – Francisco Beltrão, já está atendendo a população carente do município. O projeto nasceu pela instituição e foi elaborado pelo Frei Daniel Heinzen, no ano de 1996, na cidade de Umuarama. A iniciativa baseia-se na arrecadação de medicamentos nas clínicas médicas e indústria farmacêutica e dispensação dos mesmos àqueles com dificuldades financeiras em adquiri-los.
O beltronense Liberto Kohn buscou o serviço. Ele está há 11 meses sem trabalhar, por afastamento, desde que sofreu um problema cardíaco. “Eu sempre pego medicamentos para minhas três filhas, de 19, 11 e 6 anos, principalmente esses mais básicos como xaropes e remédios para gripe”, conta. Segundo ele, é uma ajuda valiosa, pois é uma despesa a menos no orçamento da família: “Foi a própria médica pediatra que me falou desse projeto e faz uns dois meses que fiz o cadastro; sempre fui muito bem atendido, e é rápido e fácil para participar”.
A responsável técnica, farmacêutica Maressa Jaqueline Jellinek, informa que a Farmácia da Partilha é destinada à formação e ao treinamento dos acadêmicos do curso de Farmácia da Unipar, agregando atividades de ensino, pesquisa e extensão. “O projeto prioriza, também, a conscientização, a orientação a usuários/pacientes em suas necessidades relacionadas aos medicamentos, desempenhando o papel de espaço para a formação do profissional farmacêutico e para o desenvolvimento de trabalho social”, destaca.
“Trata-se de uma farmácia escola que se firma como uma alternativa para pacientes de baixa renda, colaborando com a adesão ao tratamento prescrito e orientações quanto ao uso racional de medicamentos e os malefícios da automedicação”, completa.
A atuação dos acadêmicos, que na Farmácia da Partilha realizam estágios supervisionados curriculares e extracurriculares, na dispensação é orientada pela profissional farmacêutico em período integral. “A interação direta do farmacêutico e o acadêmico com o usuário melhora substancialmente a capacitação e qualificação dos acadêmicos, colocando-os à frente de novos contextos da profissão farmacêutica, resultando em uma farmacoterapia voltada para a melhoria da qualidade de vida do paciente”, defende a farmacêutica.
Cadastro
Para que a população possa receber os medicamentos fornecidos pela Farmácia da Partilha é necessário realizar um cadastro. Os documentos exigidos são a Cédula de Identidade, CPF e um comprovante de residência (água ou luz). Os medicamentos serão entregues mediante apresentação da receita, aos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), aposentados com até um salário mínimo ou pacientes que comprovarem baixa renda. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, localizada em anexo ao Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Sajug), na Travessa Universitária, 1881, no Bairro Industrial, cidade de Francisco Beltrão. Para mais informações ligue (46) 3520 2800.