Você está aqui: Notícias > Encontro de Iniciação Científica da Unipar passa a fazer parte do calendário oficial da cidade
Encontro de Iniciação Científica da Unipar passa a fazer parte do calendário oficial da cidade
Publicado em: 23/03/2016 às 11:00
Projeto de Lei nº 95/2015, de autoria do vereador Toninho Comparsi, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores
Consolidado na região noroeste como um dos mais importantes eventos na área da pesquisa, o Encontro de Iniciação Científica da Universidade Paranaense obteve uma grande conquista. Devido à sua contribuição na implementação de projetos voltados a promover desenvolvimento socioeconômico, o evento da Unipar foi instituído no calendário oficial de Umuarama e, a partir deste ano, passará a ser realizado como ‘Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia e Inovação e Encontro de Iniciação Científica da Unipar’.
O Projeto de Lei nº 95/2015, de autoria do vereador Toninho Comparsi, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, no início do mês (dia 7). “Nós da Unipar sentimo-nos honrados por este reconhecimento. Significa que o trabalho realizado nesses 14 anos do Encontro foi positivo e merece ser compartilhado de uma forma mais ampla com a sociedade”, orgulha-se a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Evellyn Wietzikoski. “Com isso, estamos mais entusiasmados e firmes no propósito de realizar um evento ainda mais grandioso”, promete.
Com a inclusão no calendário oficial do município, o evento deverá atrair um número maior de participantes, elevando o movimento comercial em diversas áreas e setores de serviços da cidade, como hotelaria e restaurantes.
Abrindo as portas para a pesquisa
Realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação), o Encontro de Iniciação Cientifica reúne todos os anos pesquisadores das sete Unidades da Unipar e de outras instituições de ensino. Seu objetivo principal é difundir o resultado de pesquisas realizadas pelos estudantes em todas as áreas do conhecimento, dando a eles a oportunidade de despertar o senso crítico, de aprender ainda mais sobre redação científica e de trocar ideias com outros pesquisadores. Também busca promover a difusão de novos saberes e a integração entre pesquisadores discentes e docentes, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia. No ano passado, o evento bateu recorde de participantes, recebendo 1.638 inscritos. Destes, 1.134 apresentaram trabalhos, em forma oral e painel.