Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza primeiro MeetUp
Publicado em: 21/03/2016 às 16:40
O evento estimula os participantes a discutir novas tecnologias
Prosseguindo com as atividades de recepção dos calouros e acadêmicos, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu um encontro de tecnologia, o 1º MeetUp (em 01/03), com parceria do DevParaná.
O DevParaná é um movimento de desenvolvedores e tem como objetivo a troca de conhecimento através de eventos como MeetUps, Coding Dojo e conferências. Para participar do DevParaná basta ter disponibilidade para aprender, ensinar e compartilhar ideias.
A ideia do evento surgiu quando um dos participantes do DevParaná, Anderson Medina, em visita a Cianorte, sugeriu para a coordenação do curso de Análise de Sistemas a organização de um MeetUp.
A coordenadora, professora Sueli Poppi Borba, acatou a proposta: “Pretendemos fomentar essas ideias em Cianorte, aumentando o número de participantes, valorizando o aprimoramento e crescimento dos desenvolvedores de software da região”. Ela faz uma avaliação positiva da primeira edição do evento, realizado na Unipar: “As palestras tiveram muita troca de informação entre os palestrantes e os participantes”.
Um dos organizadores do evento, Fernando Fabrício dos Santos, ministrou a primeira palestra da noite, que tinha como tema ‘As motivações para se testar o software’, em que demonstrou sua experiência como desenvolvedor.
O tema abordado por Renan Pimentel foi ‘Git no mundo real’, que mostrou aplicações e exemplos. Para encerrar o evento, Junior Conte falou sobre ‘Desenvolvimento baseado em API’s’, focando RESTful, Integração Back e Front-end.
Para o professor Vinicius de Oliveira, da área de tecnologias emergentes, os temas discutidos são atuais e incitaram os participantes a buscarem novas soluções.
“É importante verificar que podemos construir uma comunidade de debate e troca de informações em Cianorte e que podemos contar com o apoio da Unipar”, complementa o professor Reginaldo Russinholi, que ministra Área de Teste, um dos assuntos que também foram discutidos no evento.