Você está aqui: Notícias > Acadêmicos de Publicidade realizam pesquisa sobre inclusão de surdos
Acadêmicos de Publicidade realizam pesquisa sobre inclusão de surdos
Publicado em: 18/03/2016 às 11:20
Os resultados podem auxiliar a criar campanhas de conscientização
Embora os investimentos na área da inclusão social e acessibilidade tenham avançado muito, nos últimos anos, ainda são muitas as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência.
Pensando nisso alunos do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar desenvolveram uma pesquisa sobre as principais necessidades dos deficientes auditivos em Umuarama.
Sob a supervisão das professoras Ana Ribas e Maria Adelaide Pessini, trata-se de um trabalho integrado que envolve todas as disciplinas da série e finaliza o ano letivo.
Os autores, Cristiane Souza,Diego Fernando Jacob, Douglas Terto, Matheus Verdum, consideraram o tema relevante, pois, acreditam, a partir dos dados que obtiveram, a sociedade poderá usá-los para criar campanhas de conscientização, melhorando assim a qualidade de vida e a inclusão de seus deficientes auditivos.
A pesquisa revelou que 47% dos entrevistados sentem dificuldade em se comunicar e 58% disseram que apenas poucos membros da família se esforçam em aprender Libras. Quando a pergunta foi sobre educação, 51% acreditam que as universidades estão aptas a recebê-los e 48% têm interesse em ingressar na universidade.
Diante dos resultados computados, a equipe chegou a conclusão que os problemas para se comunicar e o convívio social são as maiores queixas. Os professores elogiaram a iniciativa do grupo por terem se dedicado a um tema emergente.
Vários outros foram pesquisados pela turma. A professora Ana Ribas informa que a escolha era livre: “O objetivo da pesquisa é buscar dados ainda desconhecidos sobre diversos assuntos, estimulando a criatividade e o conhecimento sobre os públicos, mercados, empresas, ideias movimentos”.
Ela destaca que na disciplina de Pesquisa de Marketing os alunos são inseridos na prática da pesquisa: “Isso faz com que passem pelo processo do estabelecimento dos objetivos, das hipóteses, construção da metodologia, da coleta de dados e análise das informações coletadas; é um trabalho completo e muito importante para a formação profissional do publicitário”.
A pesquisa completa está disponível em forma de infográfico no blog do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar (https://ppunipar.wordpress.com/)