Você está aqui: Notícias > Egressa da Unipar fará residência no Hospital Pequeno Príncipe
Egressa da Unipar fará residência no Hospital Pequeno Príncipe
Publicado em: 17/03/2016 às 15:24
O curso, com duração de 2 anos, acontece no hospital que é referência nacional em pediatria
Márcia Moroskoski, 25, egressa do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, está de mudança para Curitiba, onde dará início à Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. O curso, com duração de 2 anos, acontece no Hospital Pequeno Príncipe, que é referência nacional em pediatria.
Márcia concluiu a graduação em 2013 e atuou como servidora na 8ª Regional de Saúde do Paraná, no setor de atenção primária. Atualmente ela desenvolve pesquisa sobre tabagismo, tema esse também escolhido em seu trabalho de conclusão de curso na graduação, projeto que vem sendo desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em parceria com a Rede Paranaense de Controle do Tabaco em Mulheres, o qual foi contemplado com recursos de pesquisa financiado pelo National Institutes of Health (NIH-EUA).
Márcia também é membro do Grupo de Estudos sobre Tabaco e Mulher da PUC e, conforme disse, a graduação em Enfermagem foi o passo inicial e o despertar para este novo caminho: “A Unipar faz investimentos constantes na qualificação dos professores e isso serve para que os alunos saiam graduados com uma dose de ânimo, além de que este tipo de contato universitário com mestres e doutores nos abrem portas das mais diversas áreas. Eu sempre almejei a docência e acredito que essa etapa será um grande desafio para minha carreira; espero aprender muito, compartilhar conhecimento e enriquecer meu currículo”.
Segundo o professor Alessandro Rodrigues Perondi, situações como essas reafirmam o quão qualificado é o curso de Enfermagem da Unipar, onde o aluno, desde seu ingresso, é incentivado a participar de projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Muito nos orgulha recebermos notícias como esta e, sem sombra de dúvida, essa experiência trará muitos frutos para a enfermagem do sudoeste paranaense”.
A coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, também ressaltou o quanto a nova experiência de sua ex-aluna é importante: “Gosto de usar uma frase que o diretor, professor Claudemir José de Souza, sempre usa: ‘Nós somos mais felizes quando vimos nossos alunos alçarem altos voos e trilharem por um caminho de sucesso’. Tenho certeza que a Residência será de grande valia para ela e para a enfermagem como um todo e são essas conquistas, de alunos distantes dos grandes centros, que servem como incentivo para os próximos e, ainda mais, prova que os nossos acadêmicos são e estão qualificados para qualquer desafio”, comenta.