Recepção Acadêmica: Estudantes são recebidos com atividades culturais
Publicado em: 15/03/2016 às 16:50
Em todas as Unidades, eventos são realizados para dar as boas-vindas aos veteranos e calouros
O início do ano letivo na Universidade Paranaense – Unipar foi marcado por muita animação e integração das turmas. Os mais de 17 mil estudantes, entre calouros e veteranos, foram recebidos com atividades festivas, organizadas pelas equipes do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e diretorias de Unidades. Confira os principais.
Em Umuarama Mais de mil pessoas, entre estudantes das primeiras séries de todos os cursos e professores, foram ao Teatro Unipar e o Salão de Eventos do Câmpus III para prestigiar as atividades culturais, realizadas em três noites. Ao dar as boas-vindas às turmas, o diretor geral, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a coordenadora multicampi do Piae, professora Giuliana Marson, destacaram a importância desse momento de integração entre alunos novos e a Universidade: “É primordial receber nossos calouros com fé, cultura e com palavras de otimismo. Para eles, é o primeiro contato com a Universidade; para nós, uma oportunidade de promover o autoconhecimento, essencial para o sucesso desses futuros profissionais”, lembrou o diretor. Um esquete encenado pelo ator Luiz Fernando Guarnieri, coordenador de projetos de Arte e Cultura da Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar, arrancou muito riso das plateias (no Teatro Unipar e, depois, no salão de eventos do Câmpus III). Mensagens de motivação foram a tônica do louvamento do pastor Geremias Correa Júnior. O ministério de música da PIB (Primeira Igreja Batista) alegrou a plateia cantando gospel. Palestras também fizeram parte da programação. O professor Luiz Roberto Prandi, da Unipar, falou sobre motivação para aprender; a professora Cláudia Perpétuo também conscientizou as turmas abordando o tema Direitos Humanos. Os alunos ainda assistiram a uma palestra sobre o contágio e as formas de prevenção da dengue, com o ex-aluno da Unipar e agente de endemias da Vigilância Ambiental, Gilberto Aguiar. Um grupo de estudantes também animou o evento de boas-vindas tocando e cantando sucessos da MPB. Na saída, houve distribuição de sorvetes.
Em Paranavaí O DJ Juliano Simonetti e alunos do curso de Direito animaram a chegada dos estudantes tocando e cantando sucessos musicais. Em seguida, a diretora, professora Edwirge Franco, agradeceu os calouros por terem escolhido a Unipar e transmitiu palavras de otimismo, enaltecendo o compromisso da Instituição na formação de seus profissionais. Os coordenadores e professores também deram boas-vindas aos novos alunos e os convidaram para fazer um tour pelos ambientes especiais dos cursos. A aula inaugural foi uma palestra com o bispo diocesano de Paranavaí, Dom Geremias Steinmetz, que falou sobre os valores morais e a dignidade pessoal, enfatizando a importância do bem na sociedade, a solidariedade que devemos ter uns com os outros e as escolhas corretas que devemos fazer na vida. As turmas também assistiram à palestra Interação Pessoal e Técnicas de Estudo, ministrada pela coordenadora setorial do Piae, Cristiane de Mello. Outro momento que envolveu a comunidade acadêmica foi a primeira missa da capelania. “Nós jovens achamos tempo para tudo, menos para momentos como esse. E é muito bom começar o ano letivo agradecendo a Deus”, disse a aluna Maísa Machado. O espaço religioso funciona às segundas-feiras, com o grupo de oração da igreja católica, e às quintas-feiras, quando um grupo de evangélicos se reúne com estudantes para momentos de oração. Os encontros acontecem na hora do intervalo.
Em Cianorte Depois de receberem as boas-vindas do diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, veteranos e calouros se reuniram com os professores no pátio da Unipar para apreciarem a apresentação da caloura Natália Panucci, do curso de Processos Gerenciais. Ao som de violão, ela animou a plateia cantando clássicos da música nacional. A apresentação cultural do grupo Kotobuki Taiko, da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura, também abrilhantou a noite.
Em Toledo No primeiro dia de aula o diretor da Unidade, professor Roberto Niero, deu as boas-vindas aos calouros e um bom retorno aos veteranos. Os novos alunos também fizeram um passeio pelos ambientes especiais dos cursos e receberam informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Universidade. A noite também foi embalada por apresentações musicais e de danças. “Nossa intenção foi a de proporcionar um momento único de integração entre calouros e veteranos e também de divulgar todos dos serviços ofertados pela Unipar, para que possam usufruir melhor de toda a estrutura institucional”, ressaltou a coordenadora setorial do Piae, Quesia Cristina Dias.
Em Francisco Beltrão A direção preparou uma programação especial para receber os acadêmicos. A animação ficou por conta do DJ Hemerson, que embalou as turmas com muita música e show de luzes. Os alunos ainda puderam se deliciar com pipoca e algodão doce. “Adorei a recepção. Foi um momento para entrosamento e aproximação entre calouros e veteranos”, conta a aluna Alana Luz. “Começamos mais um ano letivo e as expectativas são boas, pois muitos projetos estão em andamento, tudo com intuito de melhorar cada vez mais o ensino prestado ao nosso estudante”, disse o diretor da Unidade, professor Claudemir de Souza, ressaltando que a partir deste ano o Câmpus começa a receber pesquisadores dos programas de mestrado e doutorado da Unipar, que irão desenvolver pesquisas com ajuda dos alunos. A direção também deu início à campanha do tradicional Trote Solidário. Este ano, as turmas serão incentivadas a doar kits de material escolar para escolas e colégios da rede pública de ensino.
Em Guaíra Depois de reverem os colegas de sala, os veteranos deram boas-vindas aos calouros em clima de muita amizade. Os novos alunos também conheceram toda a infraestrutura da Unipar, passando pelos setores administrativos e os projetos de extensão dos cursos, como Sajug e o Centro de Estética e Cosmética. Também fizeram um tour pelo Prove, Piae, biblioteca e laboratórios. No intervalo, ganharam sorvete.
Em Cascavel Na chegada à Universidade, neste início de ano letivo, calouros e veteranos foram recepcionados no hall de entrada da Unidade. Foi um momento de integração entre as turmas e de conhecer a Universidade. Com os coordenadores de cursos, os acadêmicos conheceram os ambientes especiais de seus cursos, setores administrativos, biblioteca e outros laboratórios de atendimento à comunidade. A programação de recepção continua neste mês, com o trote solidário ‘Calouro da Unipar não leva trote, doa sangue’. A campanha foi idealizada pelo curso de Enfermagem e faz sucesso há mais de uma década.