UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

F Beltrão: Odontologia firma parceria com o Centro de Oncologia para atendimento a pacientes

Publicado em: 15/03/2016 às 14:52

Acadêmicos farão estágio no hospital e a Clínica Odontológica da Unipar receberá os pacientes em tratamento

Os pacientes do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão terão atendimento odontológico

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense - Unipar, Uni­dade de Francisco Beltrão, firmou par­ceria com o Centro de Oncologia (Ceonc) para estágio supervisionado dos acadêmi­cos. Segundo o professor Fabrício Abel Pa­ganini, coordenador do curso, a Odontologia Hospitalar e Oncológica é uma área que está em franca expansão.

Em regime de escalas, os alunos serão supervisionados por docentes e responsá­veis técnicos (odontólogos), envolvidos em ações relacionadas à avaliação inicial e do diagnóstico do paciente junto à equipe médi­ca e multidisciplinar, realização de orienta­ções e controle de higiene bucal aos pacien­tes acamados e também na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), atuação em atividades de prevenção em sala de espera e acompanhamento dos procedimentos ci­rúrgicos que envolvem as áreas de cabeça e pescoço.

Em contrapartida, a Clínica Odontoló­gica da Unipar receberá os pacientes em tratamento no Ceonc para a realização das adequações de meio bucal, em todos os pro­cedimentos clínicos e cirúrgicos necessários no pré e pós-tratamentos, como quimioterapia e radioterapia.

“Não podemos limitar um pro­cesso de formação em Odontologia a apenas modalidades preventivas, curativas e reabi­litadoras em consultórios ou clínicas. Nos­sas possibilidades de atuação são muitas e necessitam que precocemente, ainda dentro da universidade, o futuro profissional tenha a oportunidade de conhecer, envolver-se e adquirir habilidades que o preparem para esse mercado competitivo”, defende Paganini.

De acordo com ele, há um trabalho per­manente para aproximar o aluno do curso de Odontologia das várias frentes de trabalho do futuro cirurgião-dentista. As equipes da coordenação do curso e da supervisão de estágios vêm trabalhando firmemente na formalização de parcerias e convênios.

O professor destaca ainda que o cresci­mento de áreas de atuação do cirurgião-den­tista em frentes que outrora não eram ocupa­das é intenso. “O processo de formação do curso é fundamentado em expandir o leque de possibilidades, dando ao aluno condições de aprimoramento e auxiliando em suas fu­turas escolhas profissionais”, arremata o coordenador.

 

Redes sociais>