Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Campus sedia Circuito Celepar de Software Livre
Francisco Beltrão: Campus sedia Circuito Celepar de Software Livre
Publicado em: 07/07/2010 às 11:00
Realizado em parceria com o curso de Sistemas de Informação, o tradicional evento foi marcado por oficinas e palestra com o assessor de tecnologia da Celepar, Fabiano Mormul
A Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Francisco Beltrão, sediou o 5o Circuito Celepar de Software Livre, promovido pela Celepar (Companhia de Informática do Paraná), em parceria com o curso de Sistemas de Informação (nos dias 11 e 12/6). O evento é realizado há cinco anos em diversas cidades do Estado do Paraná e de Santa Catarina.
O Circuito, como é chamado pelos profissionais e acadêmicos de Tecnologia da Informação, já é um dos principais eventos relacionados à divulgação do software livre no país. Para abrir o evento foi convidado o assessor de tecnologia da Celepar, Fabiano Mormul, que falou sobre ‘O uso do software livre no Governo do Estado do Paraná’.
Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor João Alexandre Bonin de Mello, o evento atingiu o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre os programas de computador de código aberto. Ele lembra que o Paraná, através do Governo do Estado, é um dos principais usuários e desenvolvedores de software livre do Brasil, sendo um grande apoiador desta forma de distribuição de software.
Os participantes puderam conhecer as soluções adotadas pela Celepar. Foram realizadas oficinas a respeito de BrOffice (suíte de aplicativos de escritório), Data Center, Migração para Software Livre, XOOPS (ferramenta de criação de portais), Expresso (ambiente de groupware), GIMP (ferramenta de desenho) e Inkscape (ferramenta de desenhos vetoriais).
O evento contou com a participação de mais de duzentas pessoas, entre acadêmicos da UNIPAR e de outras instituições da região e profissionais da área de Tecnologia da Informação.
Além de soluções para datacenter, telefonia IP e redes convergentes, os participantes puderam conhecer ferramentas, como o editor de desenhos GIMP, gerenciador de cursos a distância Moodle, gerador de portais XOOPS, editor de desenhos vetoriais Inskape, padrão de documento aberto ODF, plataforma Pinhão para desenvolvimento de sistemas, correio eletrônico Expresso, sistema operacional Linux e servidor LTSP.