Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Professores participam de palestras de capacitação
Paranavaí: Professores participam de palestras de capacitação
Publicado em: 01/03/2016 às 11:00
Neurociência e a formação profissional foram temas ministrados no evento
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, iniciou suas atividades acadêmicas do ano com palestras de capacitação que abordaram os temas “Neurociência e Educação” e “Formação Profissional: discutindo o processo de ensino-aprendizagem”.
Depois das palestras realizadas pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior) e transmitidas de Umuarama para todas as Unidades da Unipar, a equipe de professores da Unidade de Paranavaí se reuniu no auditório do Câmpus para mais duas.
Uma delas, a que discorreu neurociência, foi ministrada pelo professor doutor Ricardo Germano. “A neurociência envolve os conhecimentos da psicologia e da biologia que buscam, de forma integrada, pesquisar o funcionamento do sistema nervoso oferecendo a possibilidade do entendimento do processo de aprendizagem”, ensinou.
A outra ficou a cargo da professora doutora da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Nilva de Oliveira Brito dos Santos. Ela falou sobre formação profissional. Ao iniciar sua fala, destacou que o docente não deve ignorar o conhecimento do estudante, mas sim valorizar sua experiência e estimular sua reprodução. “Cabe ao professor propiciar o conhecimento teórico que não é disponibilizado em outro espaço”, observou.
Também teorizou: “Precisamos superar a incorporação dos conhecimentos científicos via transmissão das formas mais desenvolvidas e ricas de conhecimento produzido pela humanidade e que, nesta perspectiva, exige-se que tenha clareza de que a aprendizagem do ser humano se desenvolve a partir de um processo circular e dialético e o trabalho educativo pela instrução e pelo ensino que possibilita ao aluno a apreensão do conhecimento”.
A participação dos professores foi pertinente, afirma a diretora da Unidade de Paranavaí, professora Edwirge Vieira Franco: “Os temas ministrados nestas palestras e em outras que tivemos oportunidade de acompanhar geram inquietações, permitindo ao professor refletir sobre sua prática docente de maneira crítica”.