Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Acadêmicos de Farmácia e Ciências Biológicas são parceiros em projeto
Paranavaí: Acadêmicos de Farmácia e Ciências Biológicas são parceiros em projeto
Publicado em: 25/11/2009 às 10:57
Além de contribuir para o aprendizado e interação das turmas, atividade desenvolvida no Horto de Plantas Medicinais beneficia a comunidade consumidora, que aprende a utilizar de forma correta os chás
O Horto de Plantas Medicinais da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Paranavaí, vem sendo revitalizado por alunos dos cursos de Farmácia e de Ciências Biológicas, através do projeto de extensão ‘Plantas e Vida’.
Além das melhorias no Horto, com o plantio de novas mudas, os alunos aprendem a realizar a coleta e o processamento de espécies para consumo. A etapa final é a distribuição das plantas medicinais para a comunidade, na forma de chás.
Em 2006, o Ministério da Saúde publicou o decreto n. 5.813 sobre a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que garante à população o acesso seguro e o uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos.
O intuito também foi promover o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. Segundo a coordenadora do projeto, professora Greisiele Lorena Pessini, é imprescindível que os acadêmicos ampliem os conhecimentos teóricos e práticos sobre as plantas medicinais, tendo em vista a vasta variedade de espécies vegetais conhecidas e utilizadas.
“O envolvimento dos acadêmicos de Farmácia e Ciências Biológicas contribui para a troca de experiências, objetivando, além de o bem-estar da comunidade, a cooperação e o trabalho em equipe”, destaca.
O projeto é desenvolvido via DEGEU (Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária).