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Alunos de Publicidade desenvolvem pesquisa sobre mulher e o uso da calça jeans
Publicado em: 29/02/2016 às 17:00
O conteúdo abrange o público feminino da cidade e quais são suas escolhas na hora da compra
A cidade de Umuarama possui em sua maioria mulheres e, consequentemente, muitas delas estudam e trabalham aqui, ajudando o comércio e a educação superior serem setores promissores para a região. Segundo o IBGE, dos 100.676 habitantes, 51.888 são mulheres. Deste universo, na faixa de idade de 18 a 24 anos, 84% são universitárias.
Para mensurar o interesse e as preferências delas em relação à peça de vestuário mais presente nos nossos guarda-roupas, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar convocou alunos do 2° ano para fazer uma pesquisa sobre “mulheres de calças jeans”. Multidisciplinar, o trabalho foi supervisionado pelo professor Thiago Martins.
A abordagem foi iniciada com uma pergunta sobre lazer: as mulheres foram questionadas sobre o que fazem nos finais de semana (25% disseram que ficam em casa e 21% vão a restaurantes, pizzarias e lanchonetes). O índice foi baixo quando a questão foi sobre gostar de usar ou não gostar de usar calça jeans: só 14% disseram que não gostam de usar e 3% afirmaram que não usam.
Mas a maioria – 52% - não só gosta como compra duas ou três de uma vez. E se permitem gastar de cem a duzentos reais numa peça. Quanto aos modelos, 87% compram o jeans básico; só 8% disseram gostar de calças com bordados ou enfeitadas com rebites. E em relação ao corte, a skinny (justa da coxa ao tornozelo) é a preferida (32%); a tradicional (boca reta) tem 17% de adeptas; entre o cós médio e o baixo, só 3% gostam deste – 15% optam por aquele.
Todos os dados foram expostos em um infográfico, disponível no blog do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar. “A atividade foi integrada, com a participação de todos os professores; eu ajudei os alunos na criação dos infográficos, parte importante da pesquisa”, diz o professor Thiago.