UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Residência na UFPR: Recém-formado de Odontologia conquista vaga em disputa com candidatos do Brasil

Publicado em: 29/02/2016 às 11:21

Edimar Rafael de Oliveira vai se especializar em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; as aulas já começaram

Coordenadora do curso da Unipar, professora Cintia Araújo, com o futuro especialista em Cirurgia e Traumatologia
Coordenadora do curso da Unipar, professora Cintia Araújo, com o futuro especialista em Cirurgia e Traumatologia

Quem está rindo à toa é o cirurgião-dentista Edimar Rafael de Oliveira, recém-formado pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede. Mesmo antes de colar grau, em dezembro de 2015, o então aluno do curso de Odontologia resolveu se inscrever no programa de residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e, depois de passar por duas difíceis etapas do processo seletivo, foi aprovado. Os trabalhos já começaram.

“Estava bem concorrido. Eram 36 candidatos de todo o Brasil disputando apenas duas vagas. Na primeira etapa, a prova foi objetiva, com questões de saúde pública e específicas de cirurgia. Na segunda, foi entrevista e avaliação de currículo”, conta o ex-aluno, empolgado.

Segundo ele, os candidatos eram de alto nível, muitos já formados e vindos de universidades renomadas, como USP e UNESP. “Mas valeu a pena todo o meu esforço, a dedicação aos estudos, a boa qualidade do ensino que recebi”, comemora. Para fazer o curso, que tem duração de três anos e carga horária de nove mil horas (quase o dobro da graduação de Odontologia), o residente receberá uma bolsa auxílio do MEC (Ministério de Educação).

“Todo esse tempo de preparação com certeza será um grande diferencial no meu currículo e me dará mais segurança para oferecer serviço de qualidade aos pacientes”, garante o cirurgião-dentista. Para aqueles que estão cursando a graduação e querem alcançar o mesmo feito, ele deixa um conselho: “Estudem muito, pois todos nós somos capazes; e participem dos projetos do curso, de programas de iniciação científica: são essas oportunidades que no final fazem a diferença”.

Reflexo de qualidade

Além de seu esforço, o ex-aluno Edimar Rafael de Oliveira atribui a aprovação no processo seletivo da UFPR também à Unipar. “A excelente estrutura física para aulas práticas, a expressiva quantidade de aulas práticas e a competência dos professores com certeza foram fundamentais no meu crescimento profissional e pessoal. E a graduação tem outro diferencial, o de realizar atendimentos em todas as especialidades, permitindo ao aluno conhecer melhor cada área e, com isso, escolher a que mais lhe agrada e cativa”.

Familiares, amigos, colegas de profissão e professores da Unipar estão comemorando a conquista do recém-formado. “Ter mais um aluno aprovado em uma residência tão importante é sempre razão de muito orgulho para nosso curso, ainda mais em uma instituição séria como a UFPR. Isso reflete o bom trabalho que o corpo docente vem desenvolvendo na formação dos nossos profissionais e o empenho dos alunos”, orgulha-se a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo.

Ela ressalta ainda que a história do Edimar é um exemplo de vida que deve ser seguido e que a dedicação aos estudos pode, sim, mudar o rumo das coisas. “Ele conquistou esse feito apresentando um currículo notável, com diversas publicações e participação nos programas de pesquisa PIC e PIBIC, monitoria acadêmica e em outros projetos e cursos de extensão; tudo isso o torna um referencial positivo para os demais estudantes”.

Além do Edimar Rafael de Oliveira, a ex-aluna Carolina Eurich Mazur (formada em 2014) também foi aprovada na UFPR, onde faz residência em Oncologia. 

Redes sociais>