UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pesquisa: Projetos colocam universitários no mundo da iniciação científica

Publicado em: 25/02/2016 às 10:00

Atividades propostas enriquecem ainda mais a formação acadêmica; inscrições para o Pic e Pibic estão abertas

Estudante Cleiton José de Carvalho Magalhães em evento de pesquisa da Unipar: Um ano de estudos mais aprofundados no PIC
Aluna Alanna Fernandes de Castro: Aprendizado científico enriquecedor
Cleiton e Alanna (ao fundo) com outros colegas de projetos científicos: programas são bastante disputados

Um dos tripés que asseguram o status de uma universidade é a pesquisa, ao lado do ensino e a extensão. É ela que propicia ao universitário a oportunidade de participar da produção do saber científico. Na Universidade Paranaense, as chances estão em todas as áreas do conhecimento.

Já no início do curso escolhido, o estudante da Unipar se depara com uma gama enorme de programas de iniciação científica, nas áreas Agrárias, Tecnológicas, Biológicas, Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais. E quem participa de um deles há de concordar que, no currículo, um projeto de pesquisa faz toda a diferença, não só no contexto universitário, mas também no momento de encarar os desafios do mercado de trabalho.

Esse quesito é levado tão a sério pela Unipar que os investimentos em projetos de pesquisa não são poucos. Somente no ano passado, mais de 700 estudantes, das sete Unidades, ingressaram nos programas de pesquisa da Instituição.

Um deles é Cleiton José de Carvalho Magalhães, que está cursando o 5º ano de Farmácia e no ano passado integrou o PIC (Programa de Iniciação Científica). Com outros alunos, o estudante participou do projeto ‘Avaliação farmacológica do efeito central do extrato bruto hidroalcoólico da Tropaeolum majus em diferentes modelos comportamentais em ratos wistar’.  

“Os benefícios são muitos neste universo da pesquisa; é a busca de um aprendizado mais focado, o domínio do desconhecido. E não há sensação melhor de saber que você é capaz de enfrentar aquilo que não conhece. É assim que me sinto hoje, depois de ficar por quase um ano no PIC”, garante o futuro farmacêutico.

Como bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Unipar, a aluna Alanna Fernandes de Castro, do 2º ano de Psicologia, também teve a experiência de participar do mesmo projeto. “Era uma caloura; então para mim tudo era novo, desafiador. E tendo em vista que os conhecimentos transmitidos em sala de aula são apenas uma direção para a nossa formação, buscar aprendizado científico é enriquecedor; isso me oportunizou a aprender técnicas, métodos e a linguagem da pesquisa”, afirma.

A estudante acrescenta ainda que os frutos foram além. “O conhecimento que adquiri no Pibic tem me auxiliado a crescer não só como profissional, mas também como pessoa, pois hoje sei conviver melhor com outras pessoas e tenho consciência da importância que é o trabalho em equipe”.

Ambos os graduandos foram orientados pela professora Evellyn Wietzikoski. “Diante de um problema para o qual não se tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento e, quando não disponível, deve saber encontrar as respostas de forma criativa. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior”, afirma a professora, que é diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar.

PIC e Pibic: Inscrições abertas

Os graduandos da Unipar que desejam ingressar na iniciação científica já podem se inscrever no PIC (Programa de Iniciação Científica) ou Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Podem participar calouros ou veteranos. As inscrições seguem até o próximo dia 4 de março e podem ser feitas no IPEAC (Instituto de Pesquisa, Estudo e Ambiência Científica), na Unidade de Umuarama, ou nos Nisep’s (Núcleos Setoriais de Estudo e Pesquisa) das outras Unidades. Ao se inscrever para o PIC, a participação do estudante ocorre de forma voluntária. Para o Pibic, o estudante selecionado recebe uma bolsa no valor de R$ 300,00, com vigência a partir do dia 01 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: copic@unipar.br ou pelo telefone (44) 3621-2849.

Redes sociais>