Você está aqui: Notícias > Toledo: Professores da Unipar participam de palestra e curso de liderança
Toledo: Professores da Unipar participam de palestra e curso de liderança
Publicado em: 23/02/2016 às 16:00
Palestra foi realizada no campus da Unipar, integrando o cronograma de formação que inclui ainda videoconferências
Professores da Universidade Paranaensen – Unipar, Unidade de Toledo, participaram na última quarta-feira, 17, no auditório da instituição, de um curso de liderança transformadora. A programação faz parte do projeto de formação continuada dos profissionais, que contou com videoconferências sobre diversos outros temas e visa à motivação dos docentes para o início das aulas.
A palestra foi proferida pelo consultor Reginaldo Godói. O palestrante estuda o tema há mais de 15 anos e destaca que uma das grandes capacidades dos professores é a de constante autoavaliação: “Os professores são profissionais capazes de olhar para si e ver aquilo que precisa ser melhorado, ser acrescentado. Com este processo de percepção pode acrescentar ao outro, o aluno, num processo contínuo de crescimento, de autoliderança, de autoavaliação, para que o aluno seja alcançado na melhor maneira possível, consolidando o nosso negócio que é a educação, a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho”.
Ele destaca também o poder de influência do professor, repassando o conhecimento e ensinando ao aluno o que ele precisa para a sua formação profissional. ”Influenciar para o bem, acrescentando uma profissão, um futuro para o nosso aluno”, atentou.
Para falar sobre o tema, o professor valeu-se da teoria de Daniel Pink, que escreveu um livro sobre motivação, traduzido no Brasil para Motivação 3.0. Nos Estados Unidos, segundo ele, recebeu um título mais apropriado “Driver”, ou seja, o motorista, aquele que conduz.
Segundo o autor, os três principais fatores que motivam as pessoas são a autonomia, presente no professor em sala de aula; a maestria, capacidade de sempre crescer e ser o melhor no que faz; e ter um propósito, um projeto de vida. “São três agentes influenciadores muito presentes na vida dos professores; com certeza, eles têm motivos de sobra para manterem-se sempre motivados”, afirmou.
Sem motivação, acrescentou, o professor não cumpre direito a sua missão. Para isso, ressalta, é importante que ele desenvolva a resiliência, ou seja, a capacidade de suportar a pressão. “Entre os professores e entre os alunos existem pessoas mais e menos motivadas; o que faço é colocar pilhas nestes para que motivem os demais, no caso, alunos e colegas professores”.
Segundo o diretor da Unidade de Toledo, professor Roberto Niero, a palestra de quarta-feira, que integra o programa de formação dos professores, é importante neste início de ano para que os docentes retomem os trabalhos motivados.
Ao se pronunciar, Niero pediu a colaboração dos professores no sentido de darem mais atenção a todos os estudantes neste início das aulas, inclusive o atendimento individual em casos especiais, para incentivá-los na sua formação. “Às vezes uma palavra, um incentivo individual é muito importante para manter o aluno na Instituição”.