Medicina em Umuarama: Programa de Residência Médica forma primeira turma
Publicado em: 19/02/2016 às 18:00
A partir de agora são mais seis especialistas atuando nas áreas de Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica
Depois de dois anos atuando nos atendimentos à população, os primeiros seis médicos que foram selecionados no Programa de Residência Médica de Umuarama receberam, na quarta-feira, 17, o certificado de conclusão da residência. A entrega aconteceu durante jantar festivo na Casa Rosada, com a presença de familiares dos formandos, diretores dos hospitais parceiros – Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Cemil– e autoridades, entre elas o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, e o Reitor da Universidade Paranaense – Unipar, Carlos Eduardo Garcia.
O Programa de Residência Médica é fruto de uma parceria entre Unipar, que ministrou os conteúdos teóricos da residência, Prefeitura e os três principais hospitais de Umuarama. Os seis diplomados foram Arturo Serrano e Eduardo Vinicius Bertacchin, que se especializaram em cirurgia geral, no hospital Nossa Senhora Aparecida; Januário Francisco Cavalcante e Aliny Reberte, em pediatria, no Norospar; e Renato Ricci e Bianca Galinari, em clínica médica, no hospital Cemil.
“A especialização é a meta de todo médico que termina a graduação; hoje estou realizando este sonho. Foi um trabalho intenso, mas, ao mesmo tempo, gratificante, enriquecedor. Desde o primeiro dia em que chegamos, fomos abraçados pelos hospitais, pelos médicos, com os quais aprendemos muito. Por isso, quero continuar trabalhando no Norospar”, afirma o pediatra Januário Francisco Cavalcante, que é ex-aluno da Unipar (ele se formou em Fisioterapia). “E quando soube que a Unipar estava encabeçando este projeto, me deu ainda mais segurança para fazer um bom trabalho, pois sei da sua credibilidade e da qualidade do seu ensino”, completou.
Para os diretores e representantes dos hospitais, a certificação desta primeira turma é um marco para a cidade. “Os residentes agregaram mais qualidade nos atendimentos aos pacientes, tornando os hospitais mais expressivos junto à comunidade”, destaca o diretor do hospital Nossa Senhora Aparecida, médico Francisco Alvarez. “Foi desafiador trabalhar na formação dos residentes, mas, no final, valeu todo o esforço. Eles somaram em muito no nosso trabalho, e quem ganha é a sociedade”, acrescenta o médico Dirceu Veiga, que coordena a residência no hospital Cemil. “Para nós, médicos, passar um pouco da nossa experiência aos dois residentes acabou também sendo um aprendizado. O resultado foi uma melhora substancial nos serviços prestados pela maternidade”, emenda o médico Kelson Ferrarini, do Norospar.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia enfatizou a importância deste momento. “Veja só: a cidade ainda não iniciou seu curso de Medicina, mas já estamos formando especialistas em Medicina; é o efeito colateral positivo de um projeto que toda a comunidade regional quer ver concretizado”, sentenciou ao abrir a cerimônia de formatura.
Ele diz que os trabalhos não param. “Enquanto aguardamos a autorização para lançar o curso de Medicina, estamos trabalhando arduamente junto com os hospitais parceiros; com a formatura dessa primeira turma de especialistas já nos sentimos no clima agradável de ver algo que foi colocado como semente em uma terra fértil e que, aos poucos, foi germinando, floresceu, e agora está dando frutos”, destacou.
Ele ressaltou ainda que essa formatura é motivo de orgulho e felicidade para todos os colaboradores da Instituição. “Esse momento é também uma oportunidade de retribuir um pouco do que a sociedade já deu à Unipar, pois esse é o nosso papel: estarmos sempre ativos na construção de uma sociedade cada vez mais soberana”.
Em seu discurso, o prefeito Moacir Silva agradeceu o esforço da Unipar e dos hospitais nessa empreitada e destacou a importância de Umuarama quando o assunto é saúde. “Nossa cidade sempre foi referência na área médica; portanto, a formação desses especialistas só vem a comprovar a nossa competência e a excelente estrutura médico-hospitalar que temos à disposição da comunidade local e regional”, afirmou, lembrando que avaliadores do Ministério da Educação estiveram no ano passado em Umuarama para checar a estrutura que o município dispõe, ação que fez parte do processo de liberação da graduação de Medicina para a cidade. “Os técnicos do MEC confirmaram que temos esta boa estrutura, tanto que o curso foi concedido para Umuarama. Isso é importante ressaltar”.
Um dia depois da festa de formatura dos residentes uma nova turma foi selecionada para o Programa de Residência Médica de Umuarama. Com isso são 16 médicos atuando nas áreas de pediatria, cirurgia geral, clínica médica, anestesiologia, ginecologia e obstetrícia e saúde da família.