Você está aqui: Notícias > Márcia Tiburi ministra palestra para professores da Unipar
Márcia Tiburi ministra palestra para professores da Unipar
Publicado em: 17/02/2016 às 16:22
A filósofa falou sobre ‘Ética e Educação’; evento foi transmitido, via webconferência, para todas as Unidades da Unipar
Às vésperas do início do ano letivo, a Universidade Paranaense – Unipar realiza várias atividades pedagógicas e culturais direcionadas a unir e motivar sua equipe de professores. Uma das mais importantes foi proposta e coordenada pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), órgão encarregado das políticas e trabalhos de capacitação docente da Instituição.
A estrela da vez foi a filósofa, escritora e artista plástica Márcia Tiburi. Ela, que é doutora em filosofia contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-doutora em artes pela Unicampi e colunista da revista Cult, veio de São Paulo/Capital para ministrar a palestra “Educação e Ética”. Falou duas horas e meia, incluindo um debate no final, que agradou a plateia, formada por aproximadamente 500 professores. O Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento e prestigiou a convidada.
Para a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, o evento atingiu todas as expectativas. “Sabíamos que seria uma ótima palestra, considerando o altíssimo nível de conhecimentos e o carisma da palestrante”, comentou. “Márcia Tiburi, além de ser uma conceituada escritora, é famosa pelo sua excelente didática; ela nos brindou com uma gama enorme de informações e nos fez refletir sobre muitos assuntos do cotidiano escolar e do nosso dia a dia”, elogiou.
Via webconferência, a palestra foi transmitida do Teatro Unipar, palco do evento, para as seis unidades universitárias da Unipar, onde os professores de cada uma puderam, também, ouvir a escritora, autora de vários livros, entre eles ‘As mulheres e a filosofia’, ‘Filosofia pop’, ‘Olho de vidro’, ‘Magnólia’ (romance) e a série ‘Diálogo/Desenho’, ‘Diálogo/Dança’, ‘Diálogo/Cinema’, ‘Diáologo/Fotografia’ e ‘Diálogo/Educação’.
“Discutir a situação atual de nosso país, assim como a educação é sempre oportuno, interessante e produtivo a todos os profissionais, sobretudo aos professores. Não basta uma boa didática, é imprescindível conhecimento e senso crítico para lidar com jovens. A palestra foi interativa e informativa, com o tema abordado em uma linguagem acessível e dinâmica, o que enriqueceu a nossa equipe da Unipar”, afirma a professora da Unidade de Toledo, Dora de Castro.
“A palestra me levou a reflexão das práticas pedagógicas e ao questionamento acerca do sujeito que estamos formando”, acrescenta a coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Unidade de Guaíra, Rosiley Pacheco.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Umuarama, professora Caroline Salgueiro, também gostou: “A provocação da filósofa serviu para nos questionarmos que a ética tem sido esquecida pelos brasileiros, que vivem os frutos da passividade tanto na política e na educação dos filhos e alunos. Nesse sentido, uma reflexão: temos que viver a inteireza do ser, um processo educativo de autoformação do ser humano professor”.
Já o diretor da Unidade de Francisco Beltrão, professor Claudemir José de Souza, elogia a iniciativa da Unipar de transmitir a palestra para suas Unidades. “Foi uma ideia que deu certo e que nos motiva a pensar que poderemos fazer muitas outras interações desse tipo daqui para a frente”.
No teatro, para prestigiar a filósofa, compareceram as diretoras de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Evellyn Wietzikoski; de Planejamento Acadêmico, professora Sônia Costa; de Ensino Universitário, professora Regina Oliveira; do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giane Colauto; e do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Baretta. Também esteve presente o Procurador Federal Cassiano de Carli.
Dando sequência aos eventos de capacitação, na segunda à noite aconteceu uma mesa-redonda sobre ‘Docência no ensino superior: questões alternativas’, com professores da Unipar: Darlan Alves Pereira, da Unidade de Paranavaí; Luciana Pellizaro, da Unidade de Francisco Beltrão; Fausto Alencar Irschlinger, da Unidade de Cascavel; Gisieli Kramer, da Unidade de Guaíra; Maria do Socorro Tenório Baumgartner, da Unidade de Toledo; e Gleiton Gonçalves de Souza, da Unidade de Cianorte. A professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade de Umuarama, Sônia Moro, foi a mediadora do debate, também realizado via webconferência.
A professora Ana Paula supervisionou. Ela avisa que haverá outros encontros de capacitação. “Nosso objetivo é avançarmos, sempre, na qualidade do nosso trabalho”, destacou.