Você está aqui: Notícias > Cascavel: Cipa promove treinamento e palestra para funcionários
Cascavel: Cipa promove treinamento e palestra para funcionários
Publicado em: 26/11/2015 às 17:00
Primeiros-socorros e economia doméstica foram temas abordados por profissionais das áreas
Segurança, atualização, controle e preparo. Nesta linha, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, ofertou aos colaboradores dos diversos setores palestras e treinamentos práticos, envolvendo temas como primeiros-socorros e economia doméstica. Ação foi realizada em parceria com o PAEE (Pronto Atendimento de Enfermagem Escola).
Há 20 anos no Corpo de Bombeiros, foi convidado para ministrar treinamento o enfermeiro João Paulo Rodrigues. O profissional compartilhou abordagem primária reconhecida internacionalmente – A - vias aéreas com controle cervical, B – respiração/checar pulso, C - circulação e hemorragia, D - estado neurológico (alerta, comando de voz, estado doloroso e inconsciente), E - exposição da vítima.
Também orientou sobre quando acionar o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e em quais casos chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Também ensinou a atualizar instrumentos como o DEA (Desfibrilador Externo Automático), a tábua para transporte vítima de trauma e o colar cervical.
Outro assunto essencial em tempos de crise foi abordado em palestra, ministrada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Jony Wischneski.
O docente pontuou três passos fundamentais para o não endividamento - apertar o cinto, rever finanças e planejar. Demonstrou também como montar um fluxo de caixa, contendo valor líquido da renda mensal e os custos fixos (aluguel, prestação casa, veículo, Universidade) e variáveis (telefone, alimentação, luz, água).
“Na situação atual é preciso planejar, mudar o estilo de vida, rever despesas que podem ser controladas, como lazer, restaurante, TV a cabo, internet, contas pessoais, entre outras”, alertou.