Você está aqui: Notícias > Parceria: Unipar recebe pesquisadora da França para palestra e discussão de trabalhos acadêmicos
Parceria: Unipar recebe pesquisadora da França para palestra e discussão de trabalhos acadêmicos
Publicado em: 25/11/2015 às 17:00
Christine Morand, do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica, veio discutir assuntos do projeto de pesquisa com a erva-mate, desenvolvido em parceria com a Unipar e a Universidade Federal da Grande Dourados
A Universidade Paranaense recebeu a visita da pesquisadora de renome internacional Christine Morand, que veio da França especialmente para discutir assuntos envolvendo um projeto de pesquisa com a erva-mate, desenvolvida pela Unipar em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto de Agronomia do país europeu. Antes de chegar a Umuarama, a pesquisadora passou pela cidade de Guarapuava, onde foi conhecer a cadeia produtiva da erva-mate (entre 11 e 14/11).
Na Unipar, a bioquímica e doutora em Biologia Molecular foi recebida pelo amigo e professor Euclides Lara Cardozo Júnior, docente do mestrado em Ciência Animal e que está à frente dos estudos do projeto intitulado ‘Erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.): aplicação em produtos promotores da saúde. Avaliação sobre a saúde cardiovascular’.
“Começamos com essa pesquisa no ano de 2000, com o objetivo de fornecer evidências sobre os efeitos benéficos dos polifenóis, substância encontrada na erva-mate que serve para a prevenção de doenças cardiovasculares em humanos”, explica o professor, que fez estágio de pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Agronômica da França, onde conheceu a pesquisadora. A partir daí iniciou-se a parceria.
Ainda de acordo com o docente, essa interação com grupos de pesquisa de outros países permite resolver um dos principais gargalos da pesquisa no Brasil, que é o avanço na capacidade de desenvolver produtos com ênfase na promoção da saúde. “Existem inúmeras publicações científicas demonstrando os benefícios da erva-mate para a saúde, porém estas pesquisas não tiveram o impacto desejado na cadeia produtiva e seu consumo ainda é feito majoritariamente na forma tradicional”.
“Por meio desse intercâmbio percebemos que o Brasil é um país que investe na cultura da erva-mate. Então, fico feliz em poder contribuir com essa pesquisa, já que o resultado, se positivo, vai refletir em melhorias para a qualidade de vida de pessoas de todo o mundo”, argumenta Christine Morand.
Acompanhada de diretores e professores da Unipar, a pesquisadora aproveitou a ocasião e fez uma visita ao Reitor Carlos Eduardo Garcia. Além de conversarem sobre os avanços na pesquisa, eles também discutiram futuras parcerias em projetos de estudos.
Após ministrar conferência em torno de questões envolvendo o projeto da erva-mate para professores do mestrado em Ciência Animal e de participar da banca de defesa do mestrando Valdinei de Oliveira Araújo, Christine Morand foi para a Unidade da Unipar de Toledo, onde se concentram as atividades da pesquisa. Lá, os pesquisadores avaliaram o resultado dos trabalhos feitos até agora. O projeto também foi assunto de outra conferência ministrada pela pesquisadora no 11º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).