Você está aqui: Notícias > Cianorte: Case e palestra sobre startup reúnem alunos de Moda e Informática
Cianorte: Case e palestra sobre startup reúnem alunos de Moda e Informática
Publicado em: 24/11/2015 às 16:30
Técnica é utilizada para caracterizar empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar ações inovadoras no mercado
Com foco na troca de conhecimentos e experiências, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design em Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte realizaram evento abordando a temática de startup, termo utilizado para caracterizar empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar ações inovadoras no mercado.
O encontro teve por objetivo discutir um case de sucesso de um egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e como a startup é abordada na Europa. Com isso, o evento contou com dois momentos distintos: o da apresentação do case do egresso Rafael Wisch e o da palestra do professor Roni Shigueta, que falou sobre o uso da tecnologia nos países europeus.
O evento foi conduzido pelo professor Thiago Martins, que ministra a disciplina de Empreendedorismo: “O startup é definido como um grupo de pessoas com um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza, com a possibilidade de grandes lucros”.
No primeiro momento, o egresso Rafael Wisch, graduado pela turma de 2011, contou a trajetória de sucesso de sua startup. Rafael é CEO na G Digital, que é uma startup criada para ser referência brasileira na área de marketing digital. “É uma plataforma apoiada por treinamentos e recursos que ajudaram empresas, produtores de conhecimento e afiliados”, explica o egresso.
Rafael também falou sobre uma startups que não dava certo, mas que, com uma grande dose de confiança e perseverança, viu sua quinta tentativa gerar uma empresa com crescimento de mais de 300% ao ano. O ex-aluno passou dicas para os participantes de como errar menos e tentar fazer da empresa um grande sucesso.
Para completar a noite, o professor e doutorando em informática, Roni Shigueta, compartilhou dados e experiências dos trabalhos de pesquisa que desenvolve em Paris/França.
Roni ficou durante seis meses no Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique – INRIA, onde desenvolveu seu projeto de pesquisa de doutorado. Durante o evento, o professor relatou sua estada, abrangendo a cultura local, os centros de pesquisa de Paris e, principalmente, como viver essa experiência em um dos maiores centros de tecnologia da Europa.
Para o professor Thiago, a noite foi estimulante. Ele conta que os participantes saíram do evento animados pelas boas perspectivas profissionais apresentadas.
A coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Sueli Borba, elogia a iniciativa: “Momentos como esse, além de aproximar egressos e graduandos, também fazem com que os alunos compartilhem grandes experiências e sintam que as possibilidades podem ir além das nossas fronteiras físicas. Tanto no caso do Rafael, que tem uma empresa sem limites geográficos, como o professor Roni, que estava no maior centro de pesquisa da Europa, podemos verificar que os limites não existem, nós que os criamos”.