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NOTÍCIA

Umuarama: Unipar traz Ferronato para ministrar curso focado em ensino para cegos

Publicado em: 19/11/2015 às 16:00

A professores da rede pública, o educador apresentou as vantagens do Multiplano, no evento promovido pelo curso de Pedagogia

Rubens Ferronato em palestra para professores da rede municipal
Demonstração de mecanismos para facilitar a aprendizagem dos alunos
Demonstração de mecanismos para facilitar a aprendizagem dos alunos

Todos os anos, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, firma parceria com o Núcleo Regional de Educação para a realização de evento de atualização na área da educação especial. O ‘5º Curso A Mediação Docente na Educação Especial e no Ensino Inclusivo’ teve como foco o Multiplano, uma ferramenta para o ensino da matemática a pessoas cegas e/ou com dificuldades de aprendizagem.

Ministrado pelo professor Rubens Ferronato, que desenvolveu o método Multiplano para ajudá-lo no trabalho com alunos cegos, o curso foi composto em duas partes: a teórica e a prática, esta em Salas de Recursos Multifuncionais.

Ferronato, renomado nesta área de ensino, fez sua tese de doutorado sobre a metodologia de ensino com o multiplano. Depois verificou que a ferramenta serve para todas as pessoas com dificuldades na aprendizagem da matemática.

Ele ensinou que, em uma superfície plana, com pinos e elásticos, o professor poderá propor várias situações em que os alunos poderão resolver os problemas de maneira concreta e visualizar ou sentir (no caso dos cegos) o porquê daquele resultado.

“O método favorece, além do raciocínio geométrico, que é um conceito extremamente difícil de trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, a opção da aplicação de uma diversidade de outros conceitos”, explicou o educador.

A coordenadora do projeto, professora Rosângela Bressan Buosi, destaca que o curso foi muito produtivo: “Além da aprendizagem do método inovador, proporcionou aos professores momentos de reflexão sobre inclusão; isso foi muito importante!”.

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