UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Em oficina, alunos do ensino médio aprendem a montar e desmontar computador

Publicado em: 13/11/2015 às 14:56

Nos laboratórios do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a garotada também aprendeu sobre desenvolvimento de games

Oficina de desenvolvimento de games
Oficina de desenvolvimento de games
Oficina de desenvolvimento de games
Recepção aos visitantes
Oficina de montagem e desmontagem de computador
Oficina de montagem e desmontagem de computador

Visando difundir o conhecimento e ampliar o contato com a comunidade, oportunizando a prática das teorias aprendidas em sala de aula, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu oficinas para alunos de ensino médio.

Nos laboratórios de hardware e software do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a garotada desenvolveu atividades ligadas aos conteúdos do curso e puderam conhecer um pouco mais sobre os projetos da graduação.

As atividades foram desenvolvidas em duas oficinas: montagem e desmontagem de computadores e desenvolvimento de games.

Na primeira, a turma conheceu os componentes físicos e a funcionalidade de um computador e aprendeu a desmontar e montar um CPU (Unidade Central de Processamento). Essa oficina, ministrada pelo professor Roni Shigueta, com o auxílio do professor Alisson Chiquitto, aguçou a curiosidade dos alunos. “Eles ficaram extremamente satisfeitos! Foi uma atividade bastante produtiva, pois estavam atentos às explicações e desenvolveram as atividades propostas”, conta o professor Roni.

A oficina de games foi desenvolvida pelos professores Claudemir Maciel e Vinícius Oliveira, com participação do professor Reginaldo Russinholi, que ensinaram aos alunos os princípios básicos de uma programação de computadores em ambiente de um game.

“Essa interação entre Universidade e escola é primordial para o futuro dos alunos, com agregação do conhecimento. E com certeza, eles saíram daqui satisfeitos com o que aprenderam”, enaltece a coordenadora do curso, professora Sueli Borba.

Para o aluno Matheus Augusto, do Colégio Igléa, a oficina foi muito boa: “Muito bom conteúdo, muito útil para nossa aprendizagem e muito legal aprender sobre como criar games”.

Acadêmicos do curso participaram das atividades como monitores das oficinas, auxiliando os visitantes em suas dúvidas. Para o acadêmico Lucas Rozendo, do 3º ano, “foi uma experiência gratificante, poder ensinar e ver a satisfação dos garotos conseguindo desenvolver a atividade proposta”.

A oficina foi uma parceria entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Estética e Cosmética da Unipar.

Segundo as coordenadoras dos cursos, foi um processo de integração, pois observaram que os públicos para as oficinas de Informática e Estética são complementares nas salas de aula do ensino médio e, com isso, atenderam as turmas em seus reais interesses.

As oficinas começaram a ser desenvolvidas com a visita das coordenadoras dos cursos e da responsável pelo Prove (Programa de Valorização da Educação), Silvia Peixe, aos diretores das escolas. Com a agenda programada, os cursos foram realizados com o apoio do diretor da unidade, professor José Aparecido.

Redes sociais>